Conheça Thiago Braz, campeão olímpico no salto com vara

Crédito da imagem: Wagner Carmo / CBAt

A segunda medalha de ouro do Brasil no Rio 2016 chegou no esporte mais tradicional das Olimpíadas. Thiago Braz levou o atletismo de volta ao lugar mais alto do pódio após oito anos.

LEIA MAIS:
Brasil leva medalha inédita de OURO no salto em altura
Olimpíadas: assista ao salto que deu a inédita medalha de ouro de Thiago Braz

Casado com a também atleta Ana Paula Oliveira, ele nasceu em Marília, no interior de São Paulo, mas mora na Itália há dois anos. Thiago Braz mudou-se para treinar com o renomado ucraniano Vitaly Petrov, conhecido por trabalhar com nomes como Sergey Bubka e Yelena Isinbayeva.

Thiago Braz conquistou a primeira medalha de ouro para o Brasil no salto com vara. Aos 22 anos, ele passou pela marca de 6m03 e superou o francês Renaud Lavillenie na final. O norte-americano Sam Kendricks completou o pódio.

Esta foi a conquista mais importante da carreira do brasileiro, que até então se destacava em categorias inferiores – medalha de prata nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2010, em Cingapura, e a medalha de ouro no Mundial Sub-20 de 2012, em Barcelona.

Torcedor do Santos, Thiago Braz é fã do cantor Jason Mraz e de música gospel, ele gosta de lasanha e tem como ídolos Fabiana Murer, Fábio Gomes, Yelena Isinbayeva e Serguei Bubka.

As mulheres disputam a prova do salto com vara nesta terça (16). Joana Costa e Fabiana Murer são as representantes do Brasil entre as 38 atletas que estão classificadas. O recorde mundial é da russa Yelena Isinbayeva.