O capítulo mais triste da história do Corinthians: o rebaixamento de 2007

Getty Images

O dia 02/12/2007 certamente não sai da cabeça dos corintianos. Essa é a data que o clube, então tetracampeão brasileiro foi rebaixado para a segunda divisão do futebol brasileiro. Um dia que ficou para a história negativamente e positivamente.

O Corinthians foi até o Estádio Olímpico enfrentar o Grêmio pela 38ª rodada. Para escapar do rebaixamento, o Corinthians precisa de uma vitória e além disso, torcer por um tropeço do Goiás. A partida começou atrasada, pois como dependia de resultados, o Corinthians demorou para subir a campo.

O atraso acabou sendo bom para o Grêmio, que logo no primeiro minuto abriu o placar, com Jonas. Apesar de ter tomado o gol logo no inicio da partida, o Corinthians não se abalou e partiu para cima. Clodoaldo, aos 6 minutos, perdeu boa chance de empatar a partida.

O Timão se animou ainda mais, após saber que o Internacional havia aberto o marcador contra o Goiás. Resultado, que recolocava a equipe na primeira divisão. O Grêmio se lançou ao ataque e quase ampliou aos 21 minutos, quando Marcel recebeu cruzamento de Patrício e cabeceou na trave.

A equipe do Corinthians se defendia de todas as formas, e sabia lidar com a pressão do Grêmio. O empate corintiano veio aos 30 minutos, com Clodoaldo. Enquanto a torcida comemorava o gol, a notícia que nenhum corintiano gostaria de saber: o Goiás acabava de empatar a partida.

No inicio do segundo tempo, mais uma notícia triste. O Goiás acabava de virar a partida (após o juiz mandar voltar duas cobranças de pênalti de Paulo Baier). Sabendo do resultado, o Corinthians lutou até o final, mas com a vitória decretada do Goiás, o time não teve forças para buscar a vitória.

Apesar de todo o esforço, o Corinthians viveu seu dia mais triste da história. Apesar do rebaixamento ser vexatória para a instituição, a partir deste resultado o Timão cresceu, venceu uma Libertadores da América e um Mundial Interclubes, além de ter conquistado sua Arena.

 



Futuro estatístico. Aliando números com o esporte.