Olimpíadas: 4 motivos que explicam a eliminação do Brasil no vôlei feminino

Foto: Getty Images

A seleção brasileira de voleibol feminino foi eliminada das Olimpíadas 2016 pela China, na última terça-feira (16), em pleno Maracanãzinho, e deu adeus ao sonho do tricampeonato olímpico. Por isso, o Torcedores.com listou os principais motivos que explicam a queda das favoritas ao título.

LEIA MAIS
CHORO DO NETO DE ZÉ ROBERTO APÓS ELIMINAÇÃO DO VÔLEI FEMININO COMOVE A WEB; VEJA
BRASIL X ARGENTINA: SAIBA COMO ASSISTIR AO JOGO DE VÔLEI AO VIVO NA TV

1 –  Melhor sistema tático das chinesas: Tanto o sistema de ataque quanto o defensivo da China foi superior ao do Brasil, especialmente esse último. As jogadoras chinesas foram uma ‘muralha’ nos ataques ansiosos das brasileiras – o que as deixou ainda mais nervosas. O próprio técnico da seleção brasileira, Zé Roberto, admitiu isso. “A China teve reação de bloqueio e defesa melhor que a gente. Essa foi a tônica do jogo”, declarou ele após a derrota.

2 – Técnica da seleção da China: Complementando o item anterior, a principal responsável pelo esquema tático da China foi, obviamente, Lang Ping, técnica da seleção e uma das maiores jogadoras de vôlei da história do país. A treinadora não teve medo de ousar quando as chinesas perdiam: colocou uma ponteira no meio da rede e não hesitou em mudar as atletas da partida.

3 – Sangue frio das chinesas: Todo mundo sabe que a torcida faz toda a diferença em uma disputa, seja qual for ela, principalmente quando se trata de fãs brasileiros, que vaiam os adversários e apoiam a seleção nacional até o fim. Mas isso não funcionou com as chinesas, que tiveram o psicológico fortificado e fizeram da pressão uma arma.

4 – Erros Brasil: A ‘muralha da China’ fez com que as brasileiras errassem muito: o nervosismo atrapalhou jogadoras excepcionais como a ponteira Natália e a oposta Sheilla, que deram pontos ‘de graça’ para as rivais.



Jornalista, assessora de imprensa e pós-graduanda em Jornalismo Esportivo e Multimídias. Amante dos esportes desde sempre e apaixonada por futebol inglês.