RIO 2016 – Conheça Gaurika, a atleta mais jovem da Olimpíada

Reprodução / Facebook oficial da Gaurika Singh

A jovem nepalesa Gaurika Singh, de 13 anos, é a atleta mais jovem dos jogos olímpicos Rio 2016. Competidora na categoria 100m costas, da natação, ela chegou a ser comparada a Michael Phelps, oito vezes medalha de ouro.

LEIA MAIS:

RIO 2016: PAÍS COM RISCO DE “SUMIR” DEVE PARTICIPAR DOS JOGOS POR APENAS 11 SEGUNDOS

RIO 2016: VEJA A NUMERAÇÃO DE CAMISA DA SELEÇÃO BRASILEIRA FEMININA DE FUTEBOL

YANE MARQUES É ESCOLHIDA PORTA-BANDEIRA DO BRASIL PARA OS JOGOS RIO 2016

Nascida no Nepal, a menina Gaurika Singh foi levada por seus pais, aos dois anos de idade, para Londres, onde vive até hoje. Apesar dos esforços da mãe em incentivá-la na ginástica, a menina se destacou na natação. Foi na Inglaterra que Gaurika teve um contato mais direto com o esporte aquático.

Aos 11 anos, competiu no Torneio Regional de Natação de Londres, no Parque Olímpico. Nas provas que disputou, conquistou quatro medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze, para orgulho de sua mãe, Garima Rana: “Para uma garota de origem nepalesa ir, e performar, em arenas internacionais e se destacar no meio da população nativa é uma tarefa muito difícil”, declarou em entrevista.

Fã de futebol e torcedora do Manchester United, Gaurika evita discursos soberbos, apesar de saber de sua superioridade nos torneios da sua faixa etária: “Sim. Eu já esperava um bom desempenho na competição [em Londres]. Ainda assim, eu não quis parecer prepotente e disse à várias pessoas, depois, que eu não esperava que aquilo fosse acontecer”.

Em 2015, viveu momentos de tensão quando visitava o Nepal. Ela estava no quinto andar de um edifício na capital, Catmandu, quando um terremoto aconteceu. Gaurika se escondeu debaixo de uma mesa por 10 minutos, até que a situação se normalizasse. O ocorrido deixou cerca de 9 mil mortos no país. “Demos sorte que era um prédio novo e não caiu, como os outros”, lembrou a competidora.

Detentora de 7 recordes na natação nepalesa, a garota de 13 anos estreará no domingo (07), dois dias após a abertura oficial dos jogos. Dentre as ‘experientes’ do 100m costas, na categoria feminina, está a brasileira Etiene Medeiros, de 25 anos.

O Estádio Olímpico Aquático receberá as cinco baterias e a semifinal no mesmo dia. A final está marcada para a segunda (08).

Reprodução / Facebook oficial da Gaurika Singh