Rio 2016: País com risco de “sumir” deve participar dos Jogos por apenas 11 segundos

Jogos Olímpicos Rio 2016 - Tuvalu é o país que corre risco de sumir e deve participar dos Jogos por apenas 11 segundos
Foto: Divulgação

Com a abertura oficial nesta sexta (5), o Rio 2016 já começa na quarta (3) com alguns jogos do futebol e vai até o próximo dia 21. Apesar das pouco mais de duas semanas de muitas competições, um país deve ter apenas 11 segundos de participação. A apuração é da ESPN.

LEIA MAIS:
YANE MARQUES É ESCOLHIDA PORTA-BANDEIRA DO BRASIL PARA OS JOGOS RIO 2016
RIO 2016: VEJA A NUMERAÇÃO DE CAMISA DA SELEÇÃO BRASILEIRA FEMININA DE FUTEBOL
OLIMPÍADAS: OS 3 MAIORES MEDALHISTAS NOS JOGOS OLÍMPICOS

Trata-se do Tuvalu, país da Polinésia, cuja delegação chega à capital carioca com apenas um atleta: Etimoni Timuani, que disputará os 100 metros rasos do atletismo. Para “azar” dos tuvaluanos, está é a modalidade mais rápida entre todos os esportes olímpicos.

A melhor marca da carreira de Timuani na categoria é 11,72 segundos, número que, ainda que melhorado, dificilmente deve fazê-lo passar da primeira prova eliminatória. Usain Bolt, seu concorrente, por exemplo, tem 9,58 segundos como recorde na modalidade.

Há algo de ainda mais curioso na história: o tuvaluano até é atleta, mas de outro esporte. Em seu país, o jovem de apenas 23 anos é zagueiro de futebol com rodagem em alguns clubes locais, cujo campeonato ainda é amador.

País corre risco de “sumir” em breve

Com o pico a apenas sete metros de altitude, Tuvalu tem grandes chances de sofrer com alagamentos (causados pelo aquecimento global e o derretimento das calotas polares, que aumenta o nível do mar) e desaparecer do mapa.

Com apenas 26km² de área (quarto menor no planeta), o país tem pouco mais de 12 mil habitantes (segundo estimativas de 2009). Nele, há apenas três hotéis e o rádio é o principal meio de comunicação.



Jornalista formado pelo Mackenzie (SP), pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Multimídias e pós-graduando em Assessoria de Comunicação e Mídias Sociais pela Anhembi Morumbi (SP). Apaixonado por esportes desde 1994.