Futebol Americano: Saiba mais sobre o invicto Cuiabá Arsenal

Crédito das fotos: Anderson Lima

O futebol americano (FA) é um esporte que cresce cada vez mais no Brasil. E parte dessa história foi e está sendo escrita pelo Cuiabá Arsenal. “Mas Cuiabá?”, devem alguns pensar. “Mas Cuiabá é longe de tudo!”, dirão os mais extremistas. De fato, Cuiabá está longe do eixo Rio-São Paulo e do Nordeste, que tem se revelado um bom celeiro de times do FA brasileiro. Mas por trás da localização incomum há grandes feitos do passado e boas campanhas recentes (inclusive na atual competição, a Superliga 2016), apesar da falta de apoio.

LEIA MAIS: NFL 2016: CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO APÓS OS JOGOS DE DOMINGO (25/09)

A equipe de FA do Mato Grosso conquistou dois campeonatos em 2010 e 2012, derrotando em ambas situações o Coritiba Crocodiles. Nas edições de 2014 e 2015, o Arsenal chegou às semi, mas perdeu para o mesmo Crocodiles. Na edição atual (contando com 30 times ao total), junto com o Flamengo FA e o Coritiba Crocodiles, o Cuiabá tem o posto de invicto, com um saldo de 94 pontos nos 5 jogos realizados. Além disso tudo, conquistou o recorde de maior público de FA no Brasil.

No último sábado (24), jogou contra o brasiliense (e até então invicto) Tubarões do Cerrado (foto) em Nossa Senhora do Livramento (MT). A escolha deu-se em virtude da impossibilidade de uso dos estádios da capital mato-grossense.

A partida já começou animada com a alegria da torcida devido ao touchdown (TD) de retorno de kickoff (chute inicial) dos Tubarões com ponto extra (XP). No 1º tempo (dois primeiros quartos), as defesas se sobressaíram e a equipe do DF correu atrás: 14 a 13. No 3º quarto, mais um TD e XP pro Cuiabá (21 x 13); e no último, liquidam a partida forçando um safety (23 x 13) contra o quarterback Guilherme Rasi e com um TD marcado pelo americano jogador e treinador da equipe Kenneth Joshen (Kay Jay), que correu dezenas de jardas. Com o ponto extra convertido, a partida fecha em 30 a 13.

Com uma boa campanha, a tendência é de que o Cuiabá mande seus jogos em casa nas fases mata-mata da competição. O próximo compromisso do Arsenal é contra o Goiânia Rednecks em 08/10 às 18h (hora local) na capital goiana.