Conheça a história do Campeonato Brasileiro de Turismo

Marco Cozzi é um dos mais experientes pilotos do grid do Brasileiro de Turismo. (Foto: André Santos)

O Campeonato Brasileiro de Turismo é um dos torneios mais importantes do automobilismo nacional. A categoria representa o último degrau que um piloto precisa passar para alcançar o grid da Stock Car, principal torneio do esporte a motor brasileiro. Mas a categoria, que assim como o Brasileiro de Marcas, a Fórmula 3 Brasil e o Mercedes-Benz Challenge, acompanha as provas da Stock Car, possui uma história curiosa.

Antes de falar exclusivamente do Brasileiro de Turismo, é necessário voltar ao ano de 1993, quando a Stock Car Light foi criada, visando dar rodagem aos pilotos que visavam alcançar a “categoria-mãe”. Permitindo que duplas disputassem o campeonato, o título daquele ano ficou com Carlos Col e George Lemonias. O primeiro, anos mais tarde, fundou a Vicar, empresa que promove a Stock Car atualmente, enquanto o segundo é um dos idealizadores da Old Stock Race.

O campeonato existiu sob esta denominação até 2007, e teve como campeões neste período pilotos como Cacá Bueno, que viria a se tornar o segundo maior vencedor da Stock Car, com cinco títulos, e Marcos Gomes, atual campeão da Stock Car. Nonô Figueiredo, Carlos Cunha, Thiago Marques e Diogo Pachenki também estão entre os campeões.

Em 2008, a categoria teve seu nome alterado, passando a se chamar Copa Vicar, já em alusão a empresa promotora do campeonato. Esta fase durou apenas dois anos, e teve como campeões Fábio Carreira e Rafael Daniel. Para 2010, a troca de chassi fez com que o torneio ganhasse o nome de Copa Montana, e Diogo Pachenki (2010) e Rafael Daniel (2011 e 2012) foram os campeões.

A história do Campeonato Brasileiro de Turismo como conhecemos atualmente começou apenas em 2013. Mesmo assim, foi tempo suficiente para que uma grande revelação fosse descoberta: Felipe Fraga, campeão da temporada inaugural do torneio, subiu no ano seguinte para a Stock Car, e colocou seu nome na história da categoria ao vencer, logo em sua estreia, a Corrida de Duplas de 2014. Fraga é o atual líder da temporada 2016 da Stock Car.

2014 contou com o título de outra revelação: Guilherme Salas, atual integrante da equipe Greco/Renault no Campeonato Brasileiro de Marcas, e parceiro de Ricardo Maurício na Corrida de Duplas deste ano. Já o atual campeão é Marcio Campos, piloto que, antes de alcançar o Brasileiro de Turismo, havia sido tricampeão do Mercedes-Benz Challenge. O gaúcho segue no grid do Turismo, e é um dos líderes do campeonato, ao lado de Gabriel Robe e Edson Coelho.

Foto: André Santos

NA CORRIDA: A Nova Série do HISTORY, toda SEGUNDA, às 23H35.
O Docu-Reality acompanha Marco Cozzi e a Equipe History durante o Campeonato Brasileiro de Turismo.
NA CORRIDA mostra a rotina corrida dos pilotos e mecânicos dentro e fora das pistas.
Tudo nessa série é intenso e veloz. Não existe tempo a perder.
Saiba mais:
http://seuhistory.com/programas/na-corrida



Jornalista com passagens pelas revistas Racing e House Mag.