Conheça os dois novos integrantes da Série A3 de 2017

paulistão 2017
Imagem: Facebook Oficial da Federação Paulista de Futebol

Neste final de semana, foram conhecidos os dois clubes que conseguiram o acesso a Série A3 de 2017 (terceira divisão). Desportivo Brasil e Portuguesa Santista fizeram o resultado e nestes dois próximos finais de semana, decidirão quem será o grande campeão da quarta divisão do futebol paulista. O time de Santos eliminou o Taboão da Serra enquanto o Desportivo Brasil eliminou o XV de Jaú.

A Portuguesa Santista entrou em campo precisando apenas empatar a partida pois, já havia vencido fora d casa (1×0) o Taboão da Serra. Como havia feito a melhor campanha na primeira fase, a equipe de Santos poderia perder por até 1×0. Apesar de ter feito um bom primeiro tempo, quem abriu o placar foi o Taboão da Serra, com Cacá aos 44 minutos. O gol que garantiu de vez o acesso a Portuguesa Santista veio aos 40 minutos do segundo tempo, com Lucas Lino. Com este resultado, a Portuguesa Santista deixa a quarta divisão, após seis anos.

Já o Desportivo Brasil assim como a Portuguesa Santista havia dado um passo para o acesso, após vencer a primeira partida fora de casa contra o XV de Jaú (2×1). Podendo perder por um gol de diferença e podendo empatar, a equipe de Porto Feliz buscou o resultado em um grande jogo. Após ter conseguido reverter o placar nas semifinais, o XV de Jaú ficou no quase. Em um grande jogo de reviravoltas, o Desportivo Brasil buscou o placar no finalzinho e venceu a partida por 4 a 3, garantindo assim, seu primeiro acesso no futebol.

Após a mudança de regulamento proposto para as Séries A1,A2 e A3, a quarta divisão reservou apenas duas vagas para o acesso, onde o comum eram quatro acessos. Com isso, XV de Jaú e Taboão da Serra, permanecem na quarta e última divisão. Com isso, os 20 clubes participantes da Série A3 de 2017 são: Atibaia, São Carlos, Flamengo-SP, Grêmio Osasco, Nacional, Comercial, Catanduvense, Noroeste, Internacional de Limeira, São José FC, Olímpia, Matonense, Paulista, Monte Azul, Independente, Atlético Sorocaba, Marília, Rio Branco, Desportivo Brasil e Portuguesa Santista.

Opinião

Neste final de semana, pudemos conhecer todas as equipes participantes integrantes das três principais divisões do Estado de São Paulo. Infelizmente, mais uma vez, a Federação Paulista de Futebol enfraqueceu ainda mais o futebol do interior. Ao invés de aumentar os clubes, aumentando a durabilidade da competição e assim, manter vários clubes do interior em atividade, a Federação resolve mudar o regulamento e diminuir a participação de clubes do interior nas duas principais divisões. A Série A1 e a Série A2 serão disputadas com apenas 16 clubes, diminuindo ainda mais a expressividade das competições. Com isso, vários clubes tradicionais do interior acabaram sendo rebaixados e muitos outros têm que amargar a quarta e última divisão do Estado de São Paulo.



Futuro estatístico. Aliando números com o esporte.