Só bola aérea? “Cucabol” do Palmeiras tem mais gols trabalhados pelo chão no Brasileirão

Gabriel Jesus
César Greco / Ag. Palmeiras

O Palmeiras é o atual líder do Campeonato Brasileiro com 54 pontos, um à frente do Flamengo, e vem de 10 jogos de invencibilidade (seis vitórias e quatro empates). Em várias estatísticas o Verdão é o melhor, como no número de gols marcados. Em 27 partidas disputadas na competição, o elenco de Cuca balançou as redes 47 vezes, representando média de 1,7 gol por jogo, mas parece que, ainda assim, o estilo de jogo do clube paulista é alvo de críticas.

LEIA TAMBÉM:
Prass passará por exame que pode acelerar retorno ao gol do Palmeiras…ainda em 2016!
Globo prefere passar Corinthians na Copa do Brasil e deixa Palmeiras fora da TV aberta

Você sabia? Paulo Nobre é o responsável por famosa expressão palmeirense
Moisés revela que se espelha em Iniesta para jogar no Palmeiras

No último final de semana, Cuca não gostou do termo empregado pelo jornalista Mauro Cezar Pereira, da ESPN Brasil, de ‘Cucabol’, que vinha reclamando que o Palmeiras abusava demais da bola aérea em suas partidas – em especial de cobranças de lateral diretamente para a área adversária batidas por Moisés. Na opinião do comentarista, o técnico do Verdão já tinha mostrado potencial em outros trabalhos para fazer sua equipe render mais do que atualmente, principalmente em jogar mais pelo chão.

Cuca, por sua vez, retrucou ao dizer que não há nada de errado em tornar uma jogada insossa no futebol, como é o lateral, em uma arma para fazer gols. Além disso, o treinador lembrou que as jogadas de bola aérea não são a única força do arsenal alviverde – negando a afirmação do jornalista de que seu estilo é pragmático -, mas que não vai cessar disso se o objetivo é ganhar os jogos.

Mesmo que os dois já tenham feito as pazes em uma conversa por telefone, a polêmica continua. Afinal, o Palmeiras é realmente refém da bola alçada na aérea? Quantos gols Gabriel Jesus, Dudu e companhia fizeram por jogadas trabalhadas pelo chão? É o que o Torcedores.com irá dizer a seguir após analisar minuciosamente cada um dos 47 tentos marcados até aqui no Brasileirão.

QUANTOS GOLS?
Palmeiras marcou 47 vezes no Campeonato Brasileiro (média de 1,7 gol por partida)

QUANTOS FORAM DE BOLA AÉREA?
15 gols no total

QUANTOS DE BOLA AÉREA FORAM ORIGINADOS POR UM LATERAL DE MOISÉS?
4 gols

QUANTOS FORAM TRABALHADOS PELO CHÃO?
19 gols por triangulações, lançamentos, cruzamentos rasteiros e tabelas

QUANTOS FORAM DE BOLA PARADA?
4 gols no total (3 de pênalti e 1 de falta)

QUANTOS FORAM ORIGINÁRIOS DE REBOTE?
5 no total

Veja você mesmo!



Esportista de hobby, mas jornalista de profissão. Trabalhou como repórter do O Estado de S. Paulo, Revista TÊNIS. Tênis Virtual e CurtaTÊNIS em coberturas nacionais e internacionais de grandes eventos.