Em 2012, Palmeiras passou pelo Grêmio na conquista da Copa do Brasil

Grêmio
Foto: Site Grêmio

Realizado na manhã desta sexta-feira na sede da CBF, no Rio de Janeiro, o sorteio das quartas de final da Copa do Brasil colocou o Grêmio no caminho do Palmeiras. O duelo reunirá sete títulos da competição, sendo quatro dos gaúchos e três do alviverde. Na história da competição, Palmeiras e Grêmio são velhos conhecidos, com quatro embates e duas classificações para cada lado.

LEIA MAIS:

Depois de Douglas Costa, Brasil pode perder mais dois titulares por lesão

Grêmio x Atlético-PR: acompanhe os gols do jogo

Na briga contra o Z4, Inter pode ter o Palmeiras como grande aliado; entenda

Em 1993, na mesma fase de quartas de final, melhor para o Grêmio, que avançou nas penalidades máximas. Em 1995, o time gaúcho voltou a eliminar o Palmeiras e foi até a decisão, onde perderia para o Corinthians. O troco veio no ano seguinte, em 1996, quando enfim o Porco superou o Grêmio na semifinal.

O “empate” palmeirense na série veio em 2012, sob comando de Luiz Felipe Scolari, treinador vitorioso do Grêmio na década de 90. Na semifinal do torneio, o Palmeiras surpreendeu no jogo de ida no Olímpico, venceu por 2×0 e levou uma excelente vantagem para o jogo da volta em São Paulo.

Surpresa no Olímpico

Mesmo com um time inferior tecnicamente, o Palmeiras soube neutralizar as principais qualidades da equipe do Grêmio no jogo de ida e deu o golpe fatal no momento certo. Já passava dos 40 minutos do segundo tempo quando o atacante Mazinho recebeu um lindo passe de Cicinho e abriu o placar para o time visitante.

O Grêmio sentiu o baque e não teve forças para impedir que, logo na sequência, Barcos testasse para o fundo do gol um belo cruzamento de Juninho. Em poucos minutos, o Palmeiras fazia 2×0 no rival gaúcho e encaminhava a classificação, que seria corroborada com o empate em 1×1 na partida de São Paulo – o Porco viria a ser o campeão daquela edição da Copa do Brasil.

Grêmio e Palmeiras começam a decidir a vaga à semi no dia 28 de setembro, na Arena, em Porto Alegre. O jogo de volta está marcado para 19 de outubro, no Allianz Parque. Quem se classificar aguarda o vencedor de Corinthians e Cruzeiro.



Jornalista formado pela PUCRS em agosto de 2014. Dupla Gre-Nal.