Grêmio de Felipão já eliminou Palmeiras na Copa do Brasil

FOTO: LUCAS UEBEL/GRÊMIO FBPA

As quartas de final da Copa do Brasil começam nesta quarta (28) com um clássico que marcou a década de 90: Grêmio x Palmeiras.

Grêmio x Palmeiras: saiba como assistir ao jogo AO VIVO na TV

O duelo Grêmio x Palmeiras em mata-mata na Copa do Brasil aconteceu em 1993 e 1995, sendo quatro empates e classificação do tricolor em ambas oportunidades. O time gaúcho jamais encontrou o palmeirense em uma final. Quando foi campeão, o tricolor venceu Sport (1989), Ceará (1994), Flamengo (1997) e Corinthians (2001). Já o alviverde superou nas decisões Cruzeiro (1998), Coritiba (2012) e Santos (2015).

Nas quartas de final em 1993, o Palmeiras de Edmundo, Evair e Roberto Carlos empatou por 1 a 1 no Pacaembu, repetiu o placar no Olímpico e perdeu a vaga nos pênaltis, após Zinho e César Sampaio desperdiçarem cobranças. O time comandado por Sérgio Cosme chegou à final mas perdeu o título para o Cruzeiro.

O Palmeiras teve a chance de se vingar em 1995, também nas quartas de final da Copa do Brasil. A equipe de Luiz Felipe Scolari empatou por 1 a 1 no Olímpico e no Palestra Itália a partida terminou 2 a 2. A geração de Danrlei, Arce, Carlos Miguel, Paulo Nunes e Jardel conquistou a Libertadores e chegou ao vice campeonato do Mundial de Clubes, ao perder para o Ajax do técnico Louis Van Gaal nos pênaltis após empate sem gols.

Já em 1996, Jardel e Zé Alcino marcaram para o Grêmio e Luizão descontou no jogo de ida da semifinal, no Olímpico, mas o time de Vanderlei Luxemburgo avançou à decisão ao fazer 3 a 1 no Palestra Itália, com gols de Rivaldo, Djalminha e Muller – Paulo Nunes fez o gol de honra do tricolor. O Cruzeiro de Levir Culpi ficou com o título naquela edição.

FICHA TÉCNICA – Grêmio x Palmeiras
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre-RS
Data e horário: quarta (28), às 21h45 (de Brasília)
GRÊMIO (provável escalação) – Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Walace, Jailson, Pedro Rocha, Douglas e Luan; Henrique Almeida. Técnico: Renato Gaúcho.
PALMEIRAS (provável escalação) – Jailson; Fabiano (Gabriel), Mina, Vitor Hugo e Zé Roberto (Egídio); Gabriel (Matheus Sales ou Arouca), Tchê Tchê e Moisés; Róger Guedes (Erik), Dudu e Gabriel Jesus. Técnico: Cuca.
Arbitragem: Claudio Francisco Lima e Silva, Bruno Boschilia e Ivan Carlos Bohn