Inter não passa das quartas da Copa do Brasil desde 2009

Inter
Foto: Ricardo Duarte - Internacional

Em meio à crise no Campeonato Braisleiro, em que ocupa a 18ª posição e está a quatro pontos de sair da zona de rebaixamento, o Internacional tenta “trocar o chip” para os próximos dias. A equipe Colorada vai até Santos enfrentar o Peixe pela primeira partida das quartas de final da Copa do Brasil nesta quarta-feira.

E um tabu vai se construindo no time gaúcho. Desde a temporada 2009, o Inter não sabe o que é passar das quartas de final da competição. A equipe não disputou a Copa do Brasil em 2010, 2011 e 2012 porque esteve na Copa Libertadores da América, na época com um dos melhores elencos do Brasil. Nas temporadas 2013, 14 e 15, a equipe não conseguiu avançar até a semifinal.

Em 2013, o Inter estava mal no Brasileirão. Não lutava diretamente contra o rebaixamento, mas estava próximo. O time foi eliminado para o Atlético Paranaense. Foram dois empates. Jogando no Rio Grande do Sul, 1 a 1 e a igualdade sem gols no Paraná colocou o Furacão na semifinal.

Na temporada 2014, o Inter não chegou na fase final. Foi eliminado na terceira fase, pelo Ceará. O Colorado perdeu o jogo de ida no Beira-Rio por 2 a 1 e o jogo de volta, no Ceará, terminou com vitória do time nordestino por 3 a 1, jogando fora o sonho do Inter de voltar a conquistar uma competição nacional. O time, com a derrota, foi jogar a Copa Sul-Americana.

A mais recente eliminação do Colorado aconteceu na temporada passada, quando o time foi superado pelo Palmeiras. No Beira-Rio, o empate por 1 a 1 deixou os torcedores com um pé atrás para a decisão em São Paulo. No Allianz Parque, o Palestra chegou a abrir 2 a 0. O Inter foi valente e buscou o empate, que o colocaria na semifinal, mas a equipe não suportou a pressão e levou o terceiro gol, que fez a equipe ficar pelo caminho nas quartas, mais uma vez.

Na última vez em que conseguiu avançar à semifinal, D’alessandro era um dos nomes de referência da equipe. Alecsandro, Nilmar, Taison e Bolívar faziam parte da equipe que eliminou o Flamengo nas quartas e passou pelo Coritiba na semi, antes de perder para o Corinthians na decisão.



Jornalista formado pela FIAM-FAAM. Setorista do Internacional e do Fluminense no Torcedores.com. Também escreve sobre o Palmeiras no site. Contato: mohamed.nassif12@hotmail.com