Após semis emocionantes, Liga dos Campeões africana define finalistas

Reprodução/Facebook oficial Mamelodi Sundowns

Mamelodi Sundows, da África do Sul, e Zamalek, do Egito, se classificaram para a final da Liga dos Campeões africana, torneio que define o representante do continente no Mundial de Clubes da Fifa.

Nas semifinais, os sul-africanos viraram o confronto contra o Zesco United, de Zâmbia, enquanto os egípcios sofreram para eliminar o Wydad Casablanca, de Marrocos.

No primeiro duelo deste sábado, o Sundowns venceu o Zesco por 2 a 0 em Pretória. Os atuais campeões sul-africanos abriram o placar aos cinco minutos da etapa inicial com o atacante liberiano Anthony Laffor. A jogada foi criada pelo meia Keagan Dolly, destaque dos Jogos Olímpicos do Rio.

Já aos 19 da etapa final, os Brazilians ampliaram com Percy Tau.

Com o resultado, a equipe da África do Sul fechou a eliminatória com o placar agregado de 3 a 2, após perder na ida por 2 a 1.

O Sundowns conta em seu elenco com o zagueiro brasileiro Ricardo Nascimento, que tem jogado como titular no Campeonato Sul-Africano e na Copa MTN8, mas não foi inscrito na Liga dos Campeões.

Emoção até o fim

Já o confronto entre Zamalek e Wydad terminou com o placar agregado de 6 a 5 a favor dos egípcios. Após a vitória, em casa, por 4 a 0, a equipe do Cairo perdeu por 5 a 2 neste sábado, no Complexe Sportif Moulay Al Hassan da cidade de Rabat.

Treinado pelo galês John Toshack, ex-Real Madrid, o time marroquino chegou a abrir 5 a 1 aos 19 da segunda etapa, com um gol de Fabrice N’Guessi Ondama. Naquele cenário, o Wydad precisava marcar apenas mais uma vez para se garantir na final.

Entretanto, o Zamalek diminuiu aos 36 com o nigeriano Stanley Ohawuchi, e carimbou o passaporte para a decisão.

De acordo com a tabela publicada no site da Confederação Africana de Futebol (CAF), as finais serão disputadas nos dias 14 e 21 de outubro.

Campeão em 1984, 1986, 1993, 1996 e 2002, o Zamalek disputará a sua sexta final da Liga dos Campeões africana.

Por sua vez, o Mamelodi Sundowns volta a disputar o título após 17 anos. Em 2001, os Brazilians também enfrentaram um time do Egito. Naquela oportunidade, a equipe de Pretória foi superada pelo Al Ahly.