Mundial Futsal: Rússia goleia Espanha e avança

Mundial de Futsal Russia Espanha
Rômulo comemora classificação da Rússia - Crédito: Reprodução/Site oficial FIFA

Nem o Brasil e muito menos a Espanha. A seleção campeã do Mundial de Futsal em 2016 será uma novidade no Mundo FIFA. A Fúria, até então única vencedora além do time verde-amarelo levou uma surra da Rússia e assim como a seleção pentacampeã terá que aceitar uma nova companhia no hall de campeões.

A vitória por 6×2 para os russos valeu muito mais que a classificação as semifinais e a quebra da hegemonia da dupla Brasil e Espanhano Mundial de Futsal da FIFA, valeu como revanche pelas repetidas derrotas para os espanhóis nas finais da Eurocopa 2016 por 7×3, de 2012 por 3×1 e 2×1 na edição de 2005. As duas seleções aliás tem um longo histórico de rivalidade construído em solo do Velho Continente.

LEIA MAIS

MUNDIAL DE FUTSAL: EM JOGÃO, IRÃ BATE PARAGUAI E AVANÇA PARA A SEMIFINAL

MUNDIAL DE FUTSAL: CONFIRA OS NÚMEROS DO TORNEIO

A classificação dos russos para a semifinal do Mundial 2016 começou a ser pavimentada por Chishkala aos 14’52” em gol que decretou naquela altura o empate por 2×2 entre os rivais. E sim, foi apenas a partir do quarto gol que começou a ficar claro quem ditaria o ritmo do jogo deste sábado.

Mas voltemos um pouco no tempo, pois antes mesmo dos 15 minutos iniciais a partida já tinha registrado gols de Chishkala aos 2’20” abrindo o placar a favor da Rússia, Rivillos empatando aos 2’33” e Miguelín virando aos 5’42″para a Espanha e dando aquela tradicional impressão que os bicampeões caminhariam rumo ao tri.

Porém, como dissemos várias vezes em Futsal a impressão é algo que não costuma durar por muito tempo, e a partir do empate russo os espanhóis tentavam, tentavam e nada. Do outro lado os russos foram empilhando gols. Primeiro com Éder Lima aos 18’41” fechando o placar do primeiro tempo em 3×2 a favor dos conterrâneos de Vladmir Putin – turbinados pelos brasileiros Gustavo, Rômulo, Robinho e Éder Lima claro.

A segunda etapa começou da mesma forma que a primeira: Rússia indo pra cima e marcando, Espanha contra-atacando e parando no arqueiro Gustavo. Nesse ritmo os russos chegaram ao 4º gol em jogada que Fernandão mandou pro fundo da própria rede aos 6’59”. Ao 5º com Éder Lima aos 10’10” e ao sexto numa pintura de Gustavo chutando do outro lado da quadra. Sim, o goleiro “brussileiro” foi o fechador do placar com um chute da própria área.

Agora, com o Fantasma Espanhol exorcizado a Rússia seguirá em busca do inédito troféu de campeão Mundial FIFA enfrentando o surpreendente Irã, que depois de tirar o Brasil bateu o último sul-americano vivo no torneio, o Paraguai em mais uma partida emocionante.

Neste domingo, a outra chave semifinal será formada a partir dos embates entre Argentina x Egito e Azerbaijão x Portugal. Mas sejam quais forem os resultados o Mundial de Futsal 2016 já está positivamente marcado pelo surgimento de uma nova força do esporte, um novo campeão que quem sabe tire brasileiros e espanhóis de sua zona de conforto e mostrem ao mundo uma nova forma de jogar este esporte emocionante até o último milésimo de segundo.



Lucas Mendes é Jornalista, nascido no Rio de Janeiro mas com profundas raízes espalhadas pelo Brasil. Apaixonado por esportes desde pequeno por influência do Maior Camisa 10 de Todos os Tempos que viu jogar - o Tio Juca - Lucas busca fazer através do jornalismo esportivo o que não pode fazer dentro das quatro linhas do esporte. Com passagens por TV Jangadeiro, TV Fortaleza, Rede Record, SBT, Rede Gazeta, Rede Massa, RPC e TV Tarobá acumulou a experiência que agora compartilha no Torcedores.com