Por que a torcida do Corinthians deve lotar a Arena contra o Cruzeiro?

Nesta quarta-feira, Corinthians x Cruzeiro se enfrentam na Arena Corinthians, às 21h45, valendo pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil.

O Corinthians, que se classificou em cima do Fluminense na última quarta-feira, vem se distanciando do G4 do Brasileirão, A distância pro quarto colocado Santos hoje é de 4 pontos. O time hoje é o sétimo colocado. Contra o Fluminense, na última rodada do Brasileirão, o público foi o menor da Arena Corinthians em mais de 2 anos de inauguração, até pela proibição de torcedores atrás do gol onde ficam as torcidas organizadas. Mas muito pelo momento instável que o clube passa.

Mas porque a torcida deve lotar a Arena amanhã?

Primeiro, pois é a única chance real de título do clube na temporada. Após eliminações para Audax no Paulistão, Nacional-Uru nas oitavas da Libertadores, e da distância de 13 pontos para o líder Palmeiras, a única chance real de título do Corinthians é a Copa do Brasil. São 6 jogos para o título. Que pode salvar uma temporada de desmanches em todos os setores do clube.

Além disso, há a vaga na Libertadores, um ótimo segundo motivo. Com uma disputa acirrada pelo G4, pode ser o caminho mais rápido para disputar a Libertadores de 2017. Com 11 rodadas ainda por vir no Brasileirão, e pontos a tirar de diferença, além de ter que manter um nível de atuação consistente, a Copa do Brasil pode ser um caminho mais favorável.

O terceiro motivo é a importância de sair com uma boa vantagem nesse jogo de ida. Num confronto bem equilibrado, vencer e não tomar gols em casa é ótimo passo em busca da classificação. Além disso, há o motivo anímico. Vencendo um jogo importante de mata-mata, o time pode ganhar moral para a sequência do ano. A bola vem queimando no pé de alguns jogadores, a pressão é grande, e o clube tem um técnico interino no comando. Qualquer vitória pode clarear o momento.

O quarto motivo é a força da torcida. Com um estádio lotado, com apoio nos 90 minutos, o time pode superar as dificuldades. O time não é o mais forte, muda a escalação o tempo todo, tem elenco reduzido, problemas com lesões, e jogadores que não deslancham. Mas com a força da Fiel criando um ambiente de pressão para o Cruzeiro, pode motivar e dar moral ao time ir em busca da vitória. Em mata-mata o fator casa é fundamental para a classificação, e os times que sabem usar esse fator a seu favor, mesmo não sendo tão qualificados assim, podem ir longe na competição.

O quinto motivo é apoiar muito para o time acabar a temporada em alta. Com mais de 20 jogadores vendidos, tantos outros contratados, perda de técnico, um time totalmente diferente do que acabou 2015, finalizar 2016 bem fará com que os jogadores que se destacarem saiam na frente pela disputa de titularidade ano que vem. 2016 foi um ano de muitas mudanças, muito instável. Cabe a torcida corinthiana apoiar incessantemente não só amanhã, mas em todos os jogos em casa restantes no ano. Assim, a força do Corinthians será maior e os objetivos ficarão mais perto.

Se o lema da torcida é o “Vai Corinthians”, que muitos vão à Arena nesta quarta levar o Corinthians adiante.