OPINIÃO: LIBERTADORES ATÉ NOVEMBRO?

Decisão da Conmebol pode afetar competições nacionais
Decisão da Conmebol pode afetar competições nacionais
Decisão da Conmebol pode afetar competições nacionais

 

Após anúncio oficial da Conmebol, a Copa Libertadores da América terá seu calendário estendido; competição será de fevereiro até novembro.

 

A decisão pode ter influência direta, pelo menos para os clubes brasileiros, na disputa do Brasileirão e da Copa do Brasil. Com isso, os clubes que disputarem a competição precisarão trabalhar com fartos elencos para também não se saírem mal nas competições nacionais. Começa-se a pensar, também, em uma competição que prioriza os clubes com maior poderio financeiro, lidando com o fato de que muitas equipes, por não aguentarem as ofertas do exterior ou até mesmo do Brasil, não conseguem segurar seus melhores jogadores até o fim desta competição (caso do atleta Copete, fundamental na campanha do Atlético Nacional, que assinou com o Santos em maio deste ano, deixando de disputar a semifinal e a final da Libertadores).

 

O novo formato também afetará outra competição nacional de grande valor: A Copa do Brasil, competição que recentemente teve o luxo de receber os times brasileiros que disputam a libertadores, agora poderá ser desmerecida pelos clubes, pois sustentar 3 competições poderá não ser tão fácil ou até mesmo perigosa, correndo riscos de rebaixamento para as equipes que não se prepararem.

 

Com a inovação do Comitê Executivo da Conmebol, podemos observar uma leve transição em busca de chegar ao calendário Europeu. O público ainda aguarda a notícia da aprovação de clubes do Estados Unidos na Libertadores. Estaria próxima de chegar?