Opinião: o São Paulo é um triste espetáculo para o seu torcedor

Crédito da foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

O São Paulo perdeu mais uma vez: desta vez, para o Vitória no Barradão, pelo Campeonato Brasileiro. Algumas insistências são incompreensíveis, por parte daquele que conduz o triste espetáculo que é ver o time são paulino tentar jogar algo que de longe, se assemelha a futebol. Sim, Ricardo Gomes é um dos principais culpados pelo mal momento do clube, mas não é o único sem talento nesta triste obra Tricolor.

LEIA MAIS:
VITÓRIA X SÃO PAULO: ASSISTA AOS MELHORES MOMENTOS DA PARTIDA
VEJA A CLASSIFICAÇÃO ATUALIZADA DO CAMPEONATO BRASILEIRO 2016

Ricardo Gomes viu um espetáculo em um dos maiores vexames do São Paulo nestes últimos anos (digo “um dos maiores”, porquê são muitos). Acredito que deve ter visto algo semelhante na partida de hoje. Não posso jogar a culpa inteira em cima do treinador, pois entrou no “Titanic Tricolor” quando este já havia se chocado com o iceberg. Mas ainda assim, tem sua parcela de culpa, principalmente na derrota de hoje.

Primeiro, João Schmidt não pode ser banco para Hudson ou Thiago Mendes. Não preciso explicar os motivos, apenas posso dizer que não pode. João Schmidt é o nosso melhor volante, o único que sabe sair jogando, que tem um bom passe. E um treinador que já teve inúmeras provas de que sua zaga não sabe marcar os adversários, precisa treinar a defesa insistentemente, até que eles aprendam a marcar. O São Paulo não ganha uma jogada aérea de ninguém. E as alterações do técnico são paulino na segunda etapa, apenas acabou com o pouco força ofensiva que o time tinha. Ele tirou Luiz Araujo, mas manteve a dupla de volantes, mesmo com Hudson já com cartão amarelo.

Entendo que não tem um meia de ofício, e isso não é culpa dele. Insisto em dizer que as pessoas que contrataram o Cueva, não viram ele jogar na seleção peruana ou no Toluca: ele não jogava centralizado em nenhuma dessas equipes, portanto, não é hora de inventar. Se não contratou e não tem ninguém ninguém para fazer essa função entre os profissionais (que diabos faz o Daniel neste time, então????), pegue alguém da base. Não é possível que não tenha ninguém lá que possa jogar no meio de campo.

A culpa maior, é do Leco. Contratou errado, trouxe um treinador que não tem capacidade para treinar este time do São Paulo. Não que outro técnico conseguiria tirar muita coisa deste time, mas talvez poderia ter uma nova visão sobre como armar a equipe em campo. O que está claro é que da forma como Ricardo Gomes vê o futebol, não dá. O time é um triste espetáculo para um torcedor acostumado em ver seu time lutar por títulos.

A luta do São Paulo está definida neste ano: vai jogar para se manter na elite do futebol. Marketing do drama não vale para o torcedor são paulino, infelizmente, mas se tem uma boa hora para se aplicar, é agora, porque o time vai precisar vencer o máximo de jogos possíveis dentro do Morumbi, a partir de agora. Sei que muitos são paulinos se iludem com a frase “time grande não caí”, mas tenho uma má notícia para vocês: caí sim, já caíram, e são poucos aqueles que sobem e voltam a ser grandes.

O São Paulo não precisa cair para ressurgir no futebol. O São Paulo é grande, mas isso não vai impedir o rebaixamento do time se continuar a atuar desta forma. Algo precisa ser feito. Você sonhou em ser presidente, Leco, agora é sua responsabilidade. Se vira. Toma atitude, enquanto é possível se fazer algo.