Você sabia? Paulo Nobre é o responsável por famosa expressão palmeirense

Paulo Nobre
Reprodução / YouTube

Expressão muito comum entre torcedores do Palmeiras, “Avanti, Palestra! Scoppia che la vittoria è nostra” data a década de 1920, mas foi revivida em tempos modernos pelo atual presidente do Verdão. Paulo Nobre resgatou grito da torcida quando ainda era vice-presidente da gestão Afonso Della Monica, em 2008.

LEIA MAIS
Mercado da bola: Palmeiras já se movimenta para 2017
Palmeiras: conheça a data de validade dos contratos dos jogadores

Quem está acostumado a vibrar nos jogos do Palmeiras gritando “Avanti, Palestra!”, ou quem sabe escrevendo nas redes sociais “Scoppia che la vittoria è nostra!”, com certeza sabe que tais frases são de origem italiana. Alguns vão mais longe e lembram que tais expressões eram gritos da torcida do antigo Palestra. Mas o que poucos sabem é que o responsável por trazer à tona tais sentimentos históricos em forma de palavras é o atual presidente do Verdão.

Na ocasião da reforma do antigo Palestra Itália, em 2008, a reportagem da TV Bandeirantes bateu um papo com o então vice-presidente do Palmeiras. Paulo Nobre explicou os motivos da mudança do gramado e detalhou as melhorias nos vestiários alviverdes. Na parede, a famosa expressão: “Avanti, Palestra! Scoppia che la vittoria è nostra!” chamava a atenção – um resgate histórico do dirigente palmeirense.

Reprodução / YouTube
Reprodução / YouTube

“Um time que esquece as suas origens, é um time que esquece a sua história. A origem do Palmeiras é italiana, que enche de orgulho quem é italiano e até quem não é italiano, como eu. Na verdade, essa frase “Avanti Palestra! Scoppia che la vittoria è nostra!” é uma frase do começo do século passado que os italianos gritavam na torcida pelo Palestra nos anos 1920″, explicou Paulo Nobre na época.

O cartola alviverde seguiu seu discurso explicando também a motivação por trás do resgate de tal expressão. “Pros jogadores aquecerem aqui com essa energia toda, da emoção italiana, das frases que tanto marcaram a nossa história é uma coisa que dá até pra mexer com os brios dos jogadores, uma coisa muito interessante”, finalizou.

Tal expressão fez tanto sucesso entre os torcedores que ganhou um espaço especial em uma camisa de jogo do time. O terceiro uniforme em azul, lançado na temporada 2009, trazia do lado direito, na região da cintura, o escudo do time, a bandeira italiana e os famosos dizeres escritos em letras corridas.

Reprodução / Facebook
Divulgação

ALLIANZ PARQUE

O antigo Palestra Itália não existe mais, contudo o “grito de guerra” dos antigos palestrinos ainda ecoa nas paredes do novo vestiário alviverde. Sendo Paulo Nobre o atual presidente do Verdão, muito dificilmente tal “detalhe” ficaria esquecido na memória do antigo estádio. Hoje a expressão segue como destaque em meio ao aquecimento dos atletas antes das partidas.

Reprodução / Facebook
Reprodução / Facebook

CONFIRA ENTREVISTA DE PAULO NOBRE EM 2008