Último degrau antes da Stock Car, Brasileiro de Turismo ajuda a formar pilotos

Foto: André Santos

O caminho para um piloto alcançar o grid da Stock Car é dos mais longos. Além do início de carreira, normalmente no kart, um atleta que pretenda chegar ao principal campeonato do automobilismo brasileiro precisa passar por diversas categorias, e o Campeonato Brasileiro de Turismo é considerado o último degrau desta caminhada.

LEIA MAIS:
“NA CORRIDA”: VEJA COMO ASSISTIR AO SEGUNDO EPISÓDIO DA SÉRIE

Criado em 2013, o Campeonato Brasileiro de Turismo sempre teve suas corridas inclusas na programação da Stock Car. Na atual temporada, a categoria de acesso possui etapas em rodadas duplas, semelhante ao que acontece em nove das 12 etapas da “categoria-mãe”. Alguns dos times do Turismo também operam na Stock Car, caso da Cimed Racing, e da Shell, com sua academia de pilotos.

Prova da importância do Campeonato Brasileiro de Turismo pode ser comprovada no atual grid da Stock Car. Raphael Abbate, Gabriel Casagrande, Felipe Guimarães, Guga Lima e Danilo Dirani saíram do torneio de base. Isso sem falar de Felipe Fraga, piloto campeão de 2013 e atual líder da Stock Car.

Existem ainda os pilotos que, se não chegaram à Stock Car, militam em outros importantes campeonatos no País. São exemplos disso Daniel Kaefer, Guilherme Salas, Fábio Carreira, Gustavo Martins, Vicente Orige, todos com pelo menos uma etapa disputada no Turismo, e hoje atuam no Campeonato Brasileiro de Marcas.

No atual grid do Brasileiro de Turismo possui alguns nomes que passaram por outras categorias e tentam alcançar a Stock Car. Marcio Campos e Edson Coelho, dois dos líderes do campeonato, disputavam o Mercedes-Benz Challenge antes de chegar ao torneio de acesso. Pietro Rimbano e Gustavo Frigotto vieram da Sprint Race.

A próxima etapa do Campeonato Brasileiro de Turismo acontece entre os dias 14 e 16 de outubro, no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR).

NA CORRIDA: A Nova Série do HISTORY, toda SEGUNDA, às 23H35.
O Docu-Reality acompanha Marco Cozzi e a Equipe History durante o Campeonato Brasileiro de Turismo.
NA CORRIDA mostra a rotina corrida dos pilotos e mecânicos dentro e fora das pistas.
Tudo nessa série é intenso e veloz. Não existe tempo a perder.
Saiba mais:
http://seuhistory.com/programas/na-corrida



Jornalista com passagens pelas revistas Racing e House Mag.