Relembre 15 clássicos dos games de futebol; O n° 11 duvido que não jogava

Divulgação Konami

Alguns games de futebol ficaram marcados na clássica geração que viveu sua infância e adolescência nos anos 90 e começo dos anos 2000. Nesta época pode-se presenciar a evolução tecnológica dos jogos e dos consoles.

Em um especial produzido pelo Torcedores.com, mostraremos 15 jogos que marcaram época, e com definitivamente, você já deve ter jogado boa parte deles.

Confira e relembre os clássicos dos games de futebol:

1 – Kick Off 2 (1990)

Vamos começar pelo primeiro da lista, o mais antigo, Kick Off 2. Pela primeira vez, bola e jogador não eram uma coisa só. Havia um espaço entre os dois. Jogo da série Sensible Soccer, que anos mais tarde viria com outra melhoria significativa nos games de futebol.

2 – Sega Soccer 90 (1990)

Conhecido também como World Championship Soccer e World Cup Italia 90, o jogo é baseado na perspectiva aérea, e não possui estratégias, não se pode fazer substituições, não existem faltas, etc. Foi o primeiro jogo de futebol da história do Mega Drive.

As seleções são classificadas numa escala de 1 a 5, baseado em quatro diferentes atributos (Velocidade,Habilidade, Defesa e Goleiro). Depois de escolhido o país, o jogador é enviado para escolher os atletas que irão iniciar a partida. Cada país possui 16 atletas, e o jogador deve escolher 11 atletas para iniciar a partida, sendo estes: 1 goleiro, 4 defensores, 4 meio-campistas e 2 atacantes. As habilidades dos atletas individualmente são classificadas em Velocidade (Speed), Força do chute (Kick), Desarme (Tackle) e Precisão (Accuracy).

3 – Super Soccer (1992)

Jogo do Super Nintendo, um clássico. Jogadores só tinha o primeiro nome e o jogo era na vertical. Entradas agressivas estavam no jogo. Era totalmente diferente dos seus antecessores.

4 – FIFA International Soccer (1993)

Conhecido como Fifa 94, o Fifa International Soccer foi um jogo famoso tanto no Mega Drive/Genesis quanto no Super Nintendo, na ocasião, os principais concorrentes no mercado dos games.

Neste jogo tinha o clássico cara ou coroa para definir quem escolhia iniciar a partida com a bola.

5 – Sensible World of Soccer (1994)

Um jogo que marcou época pela grande evolução apresentada. Na minha opinião foi a maior entre games de futebol, pois neste jogo, houve uma melhora em imagem, mas também, um aumento na base de dados, com diversos times, jogadores, equipes, além de poder selecionar, já com o clássico cenário pré-jogo com os jogadores titulares e reservas. No total mais de 24 mil jogadores e 1,5 mil times estavam na base de dados desse jogo de Mega Drive.

Confira o vídeo de Sensible World of Soccer:

6 – Virtua Striker (1994)

Com uma significativa melhora visual, o Virtua Striker apresentava também chutes e passes diferenciados, além de ser um dos primeiros a ser jogado na horizontal. Contava com comemorações como dancinhas e replays após os gols.

7 – International Superstar Soccer Deluxe (1995)

Estamos falando de um fenômeno quando citamos International Superstar Soccer. O jogo teve uma positiva e grande repercussão. Um clássico da Konami e da Nintendo dos anos 90. O game fez tanto sucesso que surgiram até versões crackeadas, como Campeonato Brasileiro 95, só com equipes nacionais. O jogo possuía um narrador e apresentava outros detalhes, como o nome dos jogadores na tela.

8 – FIFA 96

Com gráficos mais limpos, o Fifa 96 foi o começo de uma série de sucesso, totalmente baseada nas Copas do Mundo. Suas continuações viriam, e avanços eram perceptíveis, claro, sem perder a essência desse clássico de 1996, onde começamos a ver o tradicional menu do FIFA, com torneios, copas, campeonatos nacionais, diversas equipes e seleções do mundo todo.

9 – FIFA Road To World Cup 98

Dois anos depois um novo jogo FIFA diferenciado: Road to World Culp 98. Nele o jogador pode selecionar uma seleção e iniciar a luta por uma vaga na Copa do Mundo da França, em 1998. São 30 vagas distribuídas entre 170 seleções, além de Brasil e França (já classificados).

Com um sistema inovador de customização de jogadores, que permitia criar atletas, o game trouxe ainda, melhorias gráficas, onde se notava um pouco mais de expressão nos atletas, 11 ligas nacionais, 16 estádios famosos, um estádio indoor, além da primeira trilha sonora licenciada em jogo, e que por sinal fez bastante sucesso: Song 2 do grupo Blur.

10 – Elifoot 98

Não foi o primeiro jogo manager da história, mas ficou conhecido como tal. No Brasil fez um sucesso absurdo, pela facilidade de jogar, o próprio tempo do jogo, o pouco espaço utilizado pelo game e claro, o alto nível de entretenimento.

11 – Winning Eleven 2000

Mais um clássico. Este é um jogo que marcou a infância daqueles que jogavam este jogo, seja nos torneios, copas, nos campeonatos entre amigos, nas disputas de master liga, foi um clássico que deu lugar a novos jogos da franquia, sempre muito bem atualizados.

No Oriente, lançado como Winning Eleven, no Ocidente conhecido como ISS Pro Evolution.

12 – Championship Manager 2001/2002

O primeiro jogo de manager moderno a fazer grande sucesso no mundo todo. Foi o primeiro jogo a simular de forma completa e melhor o jeito de dirigir um clube e gerir as finanças da equipe. Era completo pra época.

13 – Pro Evolution Soccer 6 (2006)

Este jogo do Playstation 2 revolucionou os games de futebol. O gráfico melhorou, a movimentação ficou mais próxima da realidade, cobranças de falta personalizadas, chutes e passes mais precisos, enfim, o jogo marcou uma nova fase para os fãs de games de futebol.

14 – FIFA 2009

Primeiro grande jogo de futebol para o Playstation 3, o FIFA 2009 apresenta um gráfico muito bem detalhado, utilizando com maestria o “poder” do console, trazendo ainda mais realidade quando pensavam que não se tinha muito o que melhorar.

15 – FIFA Street 2012

Um jogo em que se pode imaginar e realizar todo tipo de jogada que sempre sonhou. Com Lionel Messi de garoto propaganda, FIFA Street 2012 é uma ótima opção de entretenimento do PS3, onde jogadas mirabolantes, plásticas e bonitas, são realizadas muito facilmente.