Saiba como funciona uma etapa do Campeonato Brasileiro de Turismo

O Autódromo Internacional de Curitiba recebe a próxima etapa do Campeonato Brasileiro de Turismo. (Foto: Fernanda Freixosa)

O Campeonato Brasileiro de Turismo realizará sua sexta etapa apenas daqui três semanas, no Autódromo Internacional de Curitiba, localizado na cidade de Pinhais (PR). A etapa desempatará o empate triplo do campeonato, que tem neste momento Gabriel Robe, Marcio Campos e Edson Coelho empatados na liderança, todos com 122 pontos. Mas você sabe como funciona uma etapa do torneio de acesso a Stock Car? O Torcedores explica para você.

LEIA MAIS:
CONHEÇA A HISTÓRIA DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE TURISMO

Primeiramente, é sempre importante lembrar que as corridas acontecem em conjunto com a Stock Car. Das 12 etapas da “categoria-mãe”, em oito o Brasileiro de Turismo faz parte da programação. Nas sete primeiras etapas do ano há a realização de dois treinos livres preparatórios, onde os pilotos fazem os ajustes no carro.

Após os dois exercícios, há a realização da tomada de tempos, momento em que há a definição do grid de largada para a primeira corrida do final de semana, normalmente realizada na tarde de sábado. Este qualifying tem todos os pilotos indo à pista no mesmo momento, com o mais rápido deles garantindo a pole position.

A primeira corrida da etapa possui 25 minutos de duração, mais uma volta. No domingo há a disputa da corrida de encerramento da etapa, com grid definido através do resultado da primeira corrida da rodada dupla, com a inversão da posição dos seis primeiros na primeira prova. O páreo possui 35 minutos, mais uma volta.

A pontuação nas duas provas é semelhante. O vencedor fatura 20 pontos, o segundo colocado marca 16 tentos, enquanto o terceiro recebe 14 pontos. A zona de pontos vai até o 16º lugar, que ganha um ponto. É necessário ainda que os pilotos completem pelo menos 75% das voltas completadas pelo vencedor para que recebam os pontos.

A única etapa que tem funcionamento diferente é a última, marcada para o dia 11 de dezembro, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). Os treinos e a tomada de tempos acontecem da mesma forma, mas haverá a disputa de apenas uma corrida, esta com 35 minutos de duração. A pontuação é dobrada em relação ao restante do campeonato.

Foto: Fernanda Freixosa

NA CORRIDA: A Nova Série do HISTORY, toda SEGUNDA, às 23H35.
O Docu-Reality acompanha Marco Cozzi e a Equipe History durante o Campeonato Brasileiro de Turismo.
NA CORRIDA mostra a rotina corrida dos pilotos e mecânicos dentro e fora das pistas.
Tudo nessa série é intenso e veloz. Não existe tempo a perder.
Saiba mais:
http://seuhistory.com/programas/na-corrida



Jornalista com passagens pelas revistas Racing e House Mag.