Torcedores.com Vozes da Marca

Saiba qual pisada você tem (neutra, pronada ou supinada)

Foto: Getty Images

Sabe qual tipo de pisada você tem? E porque isto é importante para quem pratica esportes? Pois saiba que existe três tipos de pisadas: neutra, pronada, supinada. Saber em qual categoria você está inserido pode ser importante na hora da escolha do tênis adequado para realizar atividades físicas.

LEIA MAIS:

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DO PILATES

Pisada neutra: Apoio uniforme do pé no solo; caracterizada por impulsionar a passada com toda a parte frontal do pé. A primeira parte a ter contato com o piso é a externa do calcanhar e o pé rotaciona ligeiramente para dentro. Este tipo favorece uma boa distribuição homogênea da carga corporal.

A neutra á pisada característica de 45% das pessoas do mundo todo e estão são os que têm menos restrições quanto ao tênis adequado, sendo o bastante o calçado ter apenas um amortecimento leve.

Pisada pronada: A parte esquerda do calcanhar é a primeira a tocar o chão, sendo que nesta pisada é finalizada nas regiões próximas do dedão. A pronada também é conhecida como “pisar para dentro”, já que, quando o calcanhar toca o piso, o pé realiza uma rotação excessiva para dentro.

Cerca de 50% da população mundial tem este tipo de pisada, que é mais comum entre as mulheres. Um tênis com amortecimento e controle de estabilidade leve é o indicado.

Pisada supinada: Ao contrário da pronada, esta é conhecida também como “pisar para fora”. Nesta, a área do dedo mínimo e a parte externa do pé são utilizadas para o impulso. O esforço aqui é iniciado no calcanhar e o contato com o solo é mantido do lado externo do pé, sendo que a pisada termina na base do ‘dedinho’.

Somente 5% da população mundial são “supinadores” e estes, pelo fato de terem o pé mais rígido, necessitam de tênis com reforço no amortecimento e controle de estabilidade.

Dica: Para descobrir a maneira como você pisa, a melhor indicação é a procura de um médico ortopedista que seja especializado em tornozelo e pé.

Pic-Me é a marca da expressão, uma alegria na rotina que convida as pessoas a se expressarem. Queremos um diálogo direto e de igual para igual com todos, sem julgamentos ou estereótipos. Por isso endossamos e incentivamos o conteúdo criado coletivamente, de pessoas para pessoas. Aproveitem!


Estudante do 9º semestre de jornalismo e amante dos esportes, principalmente o bom e velho futebol. Setorista de Atlético-MG e Futebol Feminino.