10 brasileiros que estão na China e seriam úteis no seu time

Divulgação

Desde que criou popularidade e virou um paraíso financeiro, a China tem vindo ao Brasil e buscado os principais jogadores do País. Jogadores da seleção brasileira, e outros que já tiveram passagem ou estariam no radar se estivessem em outros mercados, estão atuando na Chinese Super League.

LEIA MAIS:
7 BRASILEIROS QUE ESTÃO NO FUTEBOL DOS EUA E PODERIAM SER ÚTEIS NO SEU TIME
7 BRASILEIROS QUE ESTÃO NO FUTEBOL PORTUGUÊS E PODERIAM SER ÚTEIS NO SEU TIME
7 BRASILEIROS QUE ESTÃO NO FUTEBOL JAPONÊS E PODERIAM SER ÚTEIS NO SEU TIME
7 BRASILEIROS QUE ESTÃO NO FUTEBOL TURCO E PODERIAM SER ÚTEIS NO SEU TIME

Praticamente todos os brasileiros que disputam a primeira divisão chinesa seriam titulares nos grandes clubes do Brasil. Entre eles, estão os dois últimos craques dos Campeonatos Brasileiros de 2014 e 2015. Alguns atletas que estão na china tem valor de mercado muito alto para o poder financeiro do futebol nacional, como Alex Teixeira, Hulk e Ramires, e não foram colocados na lista.

1 – Renato Augusto – Beijing Guoan – 7,2 milhões de euros
renato augusto divulgação
Titular da seleção brasileira de Tite e medalha de ouro nos Jogos Olímpicos em 2016, Renato Augusto é um dos mais talentosos brasileiros que estão na Chinese Super League, até por isso vem sendo peça indispensável na seleção desde a época de Dunga no comando.
Renato Augusto teve um 2015 brilhante com a camisa do Corinthians, sendo eleito o craque do Campeonato Brasileiro e sendo vendido posteriormente para o Beijing Guoan para ganhar um salário astronômico. O meia seria titular em qualquer clube do Brasil atualmente.

2 – Ricardo Goulart – Guangzhou Evergrande – 11 milhões de euros
ricardo goulart reproducao face
Campeão chinês da atual temporada, Ricardo Goulart teve história parecida com a de Renato Augusto. Campeão e melhor jogador do Campeonato Brasileiro de 2014, o meia chegou a ganhar oportunidades na seleção brasileira, mas logo se transferiu para o Guangzhou Evergrande e deixou de ser chamado por Dunga. Diferentemente de Renato, Ricardo não se firmou na seleção e não voltou mais a ser convocado
Fundamental no Guangzhou, Goulart é o principal nome da equipe comandada por Luiz Felipe Scolari. Também seria titular em qualquer equipe do Brasil.

3 – Paulinho – Guangzhou Evergrande – 9 milhões de euros
paulinho divulgação
Outro titular da seleção brasileira que está no futebol chinês. Paulinho jogou no Corinthians de 2010 a 2013, onde se tornou ídolo da torcida e conquistou o Campeonato Brasileiro de 2011, a Libertadores e o Mundial em 2012, a Recopa e o Campeonato Paulista em 2013, se transferindo no mesmo ano para o Tottenham-ING.
Após bom início de temporada na Inglaterra, Paulinho passou a sofrer com lesões e foi perdendo espaço na equipe, até se transferir para o Guangzhou em 2015. Na China, o volante reencontrou seu bom futebol e voltou à seleção sob o comando de Tite.

4 – Elkeson – Shangai SIPG – 5,5 milhões de euros
elkeson reproduçaõ sina
No Brasil, Elkeson teve grandes passagens pelo Vitória e pelo Botafogo. Em 2013, o atacante se transferiu para o Guangzhou Evergrande, na época, time para qual a maioria dos brasileiros se transferiam na China. Há 3 anos no futebol asiático, Elkeson se transformou em referência por lá. Após 2 temporadas com a camisa do Guangzhou, onde formou uma conhecida dupla de ataque ao lado de Muriqui, ex-Vasco e Atlético-MG, o brasileiro foi para o Shangai SIPG, onde forma dupla com Hulk.

5 – Gil – Shandong Luneng – 6 milhões de euros
gil getty
Outro jogador de Seleção Brasileira, Gil foi para o Shandong Luneng após mais um ano especial no Corinthians. Em 2015, assim como Renato Augusto, o zagueiro venceu o Campeonato Brasileiro e foi eleito o melhor zagueiro da competição. Após uma proposta milionária do futebol chinês, se transferiu no decorrer de 2016 para o Shandong Luneng.
Gil seria titular e útil em qualquer clube brasileiro atualmente.

6 – Ralf – Beijing Guoan – 2,5 milhões de euros
ralf reprodução sina
Outro ídolo do Corinthians que foi para a China é Ralf. O volante foi titular do Corinthians de 2011 a 2015, ganhando todos os títulos do Timão nestes anos. O atleta chegou a ser convocado para a seleção brasileira em algumas oportunidades, mas pouco foi utilizado com a camisa amarela.
Aos 32 anos, Ralf aceitou a proposta do Beijing Guoan pelos altos salários e foi para a Chinese Super League, onde é companheiro de Renato Augusto.

7 – Alan – Guangzhou Evergrande – 5 milhões de euros
alan site oficial guangzhou
Uma das maiores revelações do Fluminense nos últimos anos, Alan, atualmente com 27 anos, se transferiu na temporada passada para o Guangzhou Evergrande. Após ser campeão brasileiro pelo clube carioca em 2010, Alan foi para o RB Salzburg, da Áustria, clube que abriria as portas para o atacante se transferir para clubes maiores na Europa.
Porém, o atleta acabou ficando por 5 temporadas na equipe e já mais velho, decidiu aceitar a proposta do futebol chinês e se transferiu.
Ainda jovem, Alan poderia atuar em diversos clubes no Brasil.

8 – Jucilei – Shandong Luneng – 4 milhões de euros
jucilei divulgação
O Corinthians cedeu boa parte dos atletas que fazem sucesso na China atualmente. Jucilei fez sucesso no clube paulista dos anos 2009 até 2011, quando se transferiu para o Anzhi, da Rússia, na época, o novo clube rico da Europa e contratou nomes como Roberto Carlos, do próprio Corinthians, e William, desejado por diversos clubes e que hoje está no Chelsea.
Enquanto vários deixaram o clube e foram para grandes centros, Jucilei foi para mercados alternativos, onde fez dinheiro e sucesso. Primeiro no Al-Jazira, dos Emirados Árabes e atualmente no Shandong Luneng, da China.
Com passagens pela seleção brasileira enquanto esteve no Timão, Jucilei ainda não atingiu a casa dos 30 anos, tem 28, e poderia atuar em grandes clubes no Brasil.

9 – Aloísio – Hebei China Fortune – 2 milhões de euros
aloisio divulgação
O Boi Bandido ainda dá saudades na torcida do São Paulo. Com ótima passagem pelo tricolor paulista em 2013, Aloisio se transferiu ao Shandong Luneng em 2014, onde ficou até 2016.
Como sugere seu apelido, o Boi Bandido é um atacante de extrema força física, mas também tem velocidade e boa finalização. Após o termino de seu contrato com o Shandong, o clube paulista ficou perto de anunciar o retorno de Aloisio, porém, outro clube chinês ofereceu bons números para o atacante que decidiu assinar contrato.
Hoje, aos 28 anos, Aloísio está no Hebei China Fortune.

10 – Alan Kardec – Chongqing Lifan – 3,5 milhões de euros
alan kardec reprodução
A saída mais recente do futebol brasileiro foi a de Alan Kardec. Após bons anos em Santos, Palmeiras e São Paulo, o atacante aceitou a proposta do Chongqing Lifan e foi atuar no futebol chinês.
Revelado pelo Vasco, Kardec foi, desde o início da carreira, conhecido como um exímio cabeceador. Em 2010, foi adquirido pelo Benfica, de Portugal, mas foi emprestado várias vezes para clubes brasileiros.
No Santos, foi utilizado também como um segundo atacante ou um meia, devido a boa técnica com a bola nos pés.
Alan Kardec já demonstrou ser um jogador polivalente no ataque dos clubes pelos quais passou.

Todos os valores foram retirados do site especializado Transfermarkt.com.