Opinião: Árbitro escalado para Santos x Palmeiras preocupa com erros e polêmicas

Santos x Palmeiras
Foto: César Greco/Ag. Palmeiras

Santos x Palmeiras se enfrentam neste sábado (29) pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro e a escolha do árbitro da partida, Dewson Fernando Freitas da Silva, pode causar preocupação para ambos os lados. Dewson protagonizou diversos erros durante a competição, além de lances polêmicos que repercutiram negativamente.

LEIA MAIS

Moisés diz que situação do gramado prejudica o Palmeiras: “Tem que ter bom senso”

Dewson tem uma média de 24 faltas por partida, já distribuiu 78 amarelos e um cartão vermelho, de acordo com o site Footstats. No Campeonato Brasileiro, o árbitro do Pará vai apitar seu terceiro clássico com Santos x Palmeiras, já que no primeiro turno comandou o trio de arbitragem do Gre-Nal e de Cruzeiro x América-MG.

Dewson também já apitou um jogo do Santos, contra o Flamengo, deixando de marcar um pênalti para o Rubro-Negro no último lance da partida, quando o defensor santista desvio uma cabeçada com a mão, terminando com o placar em 0 a 0 e muita reclamação por parte dos cariocas.

O Palmeiras já teve dois de seus jogos apitados por Dewson. O primeiro contra o Flamengo, em duelo marcado por polêmicas e um lance inusitado de César Martins, zagueiro do Rubro-Negro que fez uma defesa plástica com as mãos e foi expulso pelo juiz do Pará. Ainda na partida contra os cariocas, os palmeirenses reclamaram de um pênalti onde Léo Duarte cortou um chute com a mão, apesar do árbitro não interpretar como irregular.

Recentemente, durante a partida entre Corinthians e América-MG, o árbitro deixou de marcar um pênalti para os mineiros. No lance, Fágner empurrou o lateral Gilson dentro da área, mas Dewson mandou o jogo seguir. No primeiro turno, o Cruzeiro reclamou de um pênalti não marcado no jogo contra o Timão, quando Cássio acertou um chute no atacante Ábila dentro da área.