Benfica volta ao Brasil depois de 40 anos

Benfica fará jogo histórico dos 100 anos da Vila Belmiro neste sábado (8) contra o Santos e Léo nos dois time - Divulgação

De Portugal para o Brasil. Este caminho feito pelo Benfica neste fim de semana para enfrentar o Santos, em amistoso festivo pelos 100 anos do estádio da Vila Belmiro, após 42 anos de intervalo. A última vez que veio ao Brasil, venceu o Atlético – MG por 1 a 0, no Mineirão.

O Benfica contra brasileiros não tem um bom retrospecto. São 14 jogos no total com 10 derrotas, um empate e três vitórias. No último encontro contra uma equipe tupiniquim, valendo pela taça Eusébio – ídolo português e do clube, foi derrotado por 2 a 0 pelo São Paulo, dentro do estádio da Luz. Gols de Aloísio e Rafael Tolói. Daquele time, somente Luisão está em campo contra o Santos, neste sábado (8), às 16h.

Além disso foram cinco derrotas para o Santos, seu próximo adversário. Incluindo o título mundial do peixe em 1962, com grande atuação de Pelé, Coutinho e Pepe. Foram nove gols marcados pelos portugueses no histórico contra 28 dos santistas. O único empate contra brasileiros também foi contra o time da baixada santista: 3 a 3.

No mais, foram derrotas para Flamengo (1995), Internacional (1969) e São Paulo (1968). Já em vitórias, além do Galo, o outro mineiro, o Cruzeiro, também perdeu os vermelhos:  2 a 1, em 1974. Já a Portuguesa, que pelo nome já se sabe sua origem foi o primeiro do nosso país a perder para os lusitanos atuando no Canindé, em 1972.

Os benfiquistas terão como incomum com os santistas, um jogador: Léo. O ex-jogador atuou como lateral-esquerdo de ambas as equipes. Em 488 jogos na carreira, sendo 127 por Benfica com dois gols marcados e 353 partidas e 20 tentos marcados pelo Santos (duas passagens), além de ganhar dois brasileiros, uma Libertadores, uma Copa do Brasil, três regionais e uma Recopa Sul-Americana.



Jornalista da Band - Esporte é vida. Ser um amante do futebol, é um privilégio. Editor/Repórter do programa "Os Donos da Bola" das 13h às 15h. Aos fins de semana em toda programação esportiva.