Brasileirão: Quantas vitórias de fato seu time tem?

Fluminense
Reprodução: Facebook oficial Primeira Liga

Faltando 10 rodadas para o final do campeonato brasileiro, Palmeiras e Flamengo aparentemente são os evidentes candidatos ao título desta temporada, salvo uma ascensão e queda dos dois primeiros, o Atlético Mg seria o último candidato a taça em dezembro. Dito isso, já acontecem em muitos clubes (salvo os que foram resgatados pelo G6), onde torcida abandou o clube e o mesmo, praticamente, ignora o campeonato. Para muitos um sentimento comum, mas a visão europeia é um tanto estranha.

Torcedores do Flamengo, Corinthians, Palmeiras e os demais do campeonato brasileiro, costumam se dizer apaixonados e fanáticos pelo clube. Contudo é isso mesmo que se reflete em nossos estádios? É comum sempre ao iniciar a competição, termos até 7 ou mais clubes candidatos ao título brasileiro, estão quase sempre os maiores clubes do país nessa lista, e olha que não são poucos. Naturalmente era de se esperar estádios cheios desde o início da competição, e não é isso que se nota em nosso campeonato. O mais grave nesta situação, fica por conta do comportamento da maioria das torcidas, quando a mesma se depara em uma situação em que o seu clube não é mais candidato ao título, ocorre a partir daí uma chuva de críticas a montagem do elenco, e até mesmo a vontade dos atletas referente a sua busca por vitórias. Mas se todo ano são muitos candidatos ao título, é um tanto estranho achar falta de vontade ou falhas no elenco quando o campeonato é tão equilibrado não é verdade?

O que acontece diante disso, após a torcida perceber que o time não irá mais lutar pelo título? Surgem imensas barreiras e desculpas para justificar a ausência da torcida nos estádios. Mas então onde está o amor, que todos gostam de dizer que tem pelos clubes e o futebol? Parece é que nós gostamos mesmo é de ganhar, se não for assim a paixão acaba e as críticas chovem. Vamos exemplificar, o Fluminense atualmente, 5° colocado no campeonato brasileiro, antes do início da competição, não era visto como um dos candidatos ao título e nem mesmo pelo g4 da competição, o clube hoje não só luta pelo g4, como também ganhou um ânimo com a chegada do g6. O curioso nessa história é que basta ir as redes sociais e páginas associadas que não será difícil encontrar revoltas na torcida referente a falta de vontade dos jogadores perante o clube, então o 5° colocado numa competição, onde o clube não era nem esperado, não é o suficiente? Ou apenas a vitória basta no esporte? Concordo com a necessidade de críticas a tudo, mas a nossa cultura de somente vencer no esporte, atrapalha e muito a vida de uma competição saudável e até mesmo no crescimento dos clubes, afinal de contas, quando nos damos conta da incapacidade de título, o reflexo se da totalmente no baixo público das arquibancadas. Eu paro e reflito, coitado dos torcedores do Braga em Portugal, Valência na Espanha, e os demais médios e até grandes clubes espalhados pela Itália, Inglaterra e no mundo do futebol. Reflexão é preciso!

Então o que é vitória de fato para você? Apenas o título? Apenas os 3 pontos?