Caravana do Futebol Feminino está de volta em 2016; saiba mais sobre o projeto

Foto: Divulgação/Federação Bahiana de Futebol

Um projeto inovador, pioneiro, que chamou a atenção e teve boa aceitação em 2015 está de volta neste ano. Trata-se da Caravana do Futebol Feminino, criada pela Federação Bahiana de Futebol (FBF) que tem como objetivo impulsionar a prática do esporte entre mulheres no interior do estado.

LEIA MAIS:

ARTILHEIRA DO CRESSPOM-DF, DANYELLE FALA SOBRE BOM MOMENTO E ESPERA POR APOIO

TIMES DA LIBERTADORES TERÃO QUE TER EQUIPES FEMININAS. ENTENDA!

Durante as etapas da Caravana, serão avaliadas por Mário Augusto Filgueiras, técnico e coordenador do São Francisco (maior campeão da história do Baianão Feminino) e Solange Bastos, ex-jogadora da Seleção Brasileira e técnica do Flamengo de Feira de Santana. O apoio logístico será prestado por Alessandro Mascarenhas Novaes, presidente da Liga de Futebol de Pradense.

“Como eu sempre digo, é um projeto pioneiro, que serve de exemplo para todo o país. É ousado, nunca uma Federação de Futebol no Brasil havia acolhido e dado total apoio logístico e financeiro a um projeto como esse. Ano passado deu certo e neste ano esperamos repetir. Com certeza já deu certo também. Contamos com a presença das meninas da região e temos a expectativa de avaliar no mínimo 50 atletas”, disse Mário Augusto.

Em 2015, ano em que foi lançado o projeto, dez garotas foram selecionadas, sorteadas na sede da FBF entre os clubes que disputaram o Campeonato Baiano de Futebol Feminino.

“Acreditamos que a interiorização do futebol feminino desenvolverá a modalidade, já que talentosas meninas param de jogar por falta de oportunidade e estrutura. Acho que o futebol feminino precisa crescer de forma homogênea, com obrigatoriedade de todas as federações organizarem um campeonato estadual decente e organizado. Precisamos colocar no calendário esportivo, dar condições para as mulheres”, falou Ednaldo Rodrigues Gomes, presidente da FBF.

A primeira parada da Caravana do Futebol Feminino já tem data e horário definidos: acontecerá na cidade de Prado, no Sul do Estado, no Estádio Municipal. O horário marcado é às 13h30, mas é necessário chegar ao local com uma hora de antecedência.

As meninas, de 15 a 25 anos, que tiverem interesse de participar das avaliações técnicas devem levar documento de identidade com foto, chuteira, calção, meião e caneleira. As coletas para as práticas serão disponibilizados pela FBF.



Estudante do 9º semestre de jornalismo e amante dos esportes, principalmente o bom e velho futebol. Setorista de Atlético-MG e Futebol Feminino.