Como terminaria o Brasileirão se os resultados do 1º turno se repetissem ? VEJA;

Foto: Arte / CBF

O Campeonato Brasileiro 2016 vai chegando na reta final e faltando 10 jogos para o fim já é hora de fazer cálculos para saber se o seu time vai ser campeão, se consegue vaga na Libertadores ou se briga para não cair. Alguns times no começo do campeonato disparavam na tabela, outros se tornaram surpresas e muitos ainda buscavam a formação ideal para alcançar uma sequência de vitórias.

LEIA MAIS: BRASILEIRÃO: CBF CONFIRMA CLÁSSICO FLA-FLU PARA VOLTA REDONDA, NO DIA 13

Os times eram outros, alguns técnicos caíram e o desempenho dos times mudaram bruscamente. Como terminaria o Brasileirão caso os resultados das últimas 10 rodadas do primeiro turno se repetisse ? O Torcedores.com mostra para você a situação de cada time naquela época e o que aconteceria com o seu time de coração.

América Mineiro
O time que somava apenas 8 pontos em 9 rodadas já aparecia em uma situação ruim em comparação com outros candidatos. Nas últimas rodadas do primeiro turno perdeu 7 vezes, empatou 2 e ganhou apenas do Santos por 1 a 0 no Independência.

Atlético Mineiro

O Galo de Minas iniciou o Brasileirão forte e nos últimos jogos do primeiro turno somou 25 pontos de 30 possíveis. Repetindo o feito, vai incomodar os líderes do Campeonato Brasileiro e disputar até o fim o título.

Atlético Paranaense

Com 30 pontos possíveis o Furacão somou 17 e ajudou a manter sua posição próxima da zona de rebaixamento. Caso repita a sequência, pode chegar até 59 pontos.

Botafogo

No começo do Campeonato Brasileiro, o Botafogo oscilou demais e permanecia em baixa com seus torcedores. Hoje, o time é 8° colocado é briga por vaga na Libertadores para o ano que vem. A equipe é organizada e pode surpreender alcançando 15 pontos. Assim como nas últimas 10 rodadas do primeiro turno, o alvinegro pode arrancar pontos do Palmeiras e Flamengo que brigam pelo título nacional.

Cruzeiro

O time que foi bicampeão consecutivo em 2014/15 teve de se reinventar após perder a base do time que contava com Ricardo Goulart e Everton Ribeiro, e não vem colhendo bons frutos. Mesmo com um bom elenco e artilheiros como Rafael Sóbis, Ábila e De Arrascaeta, o time briga para se afastar da zona de rebaixamento mas nos jogos finais da primeira parte do campeonato, o Cruzeiro somou apenas 11 pontos. Pontuação que não dá esperanças aos cruzeirenses e a equipe deve brigar até as últimas rodadas para sair e não cair para a Série B.

Chapecoense

A Chapecoense vem com um dos piores desempenhos nas rodadas finais do Brasileirão e caso se repita fará o time cair na tabela e se preocupar com a zona de rebaixamento. O time fez apenas 10 pontos com 2 vitórias, 4 empates e 4 derrotas.

Corinthians

O Timão perdeu Tite e teve que remontar seu elenco após saída de vários jogadores essenciais para a conquista do Brasileirão 2015. Fruto disso vem a campanha mediana e alcançando apenas 18 pontos nas últimas 10 rodadas do primeiro turno.

Coritiba

O Coritiba apesar de conseguir resultados importantes, não mantém os resultados no campeonato e aparece em situação complicada próxima a zona de rebaixamento. Nas últimas rodadas do primeiro turno, o time fez apenas 13 pontos e caso repita os resultados pode aparecer na zona da degola ao final do Brasileirão.

Figueirense

Na briga para sair da zona de rebaixamento, o Figueira fez um péssimo final de primeiro turno e somou apenas 7 pontos nos últimos jogos do primeiro turno. O time vai precisar aumentar muito o aproveitamento para tentar escapar da Série B em 2017.

Fluminense

Em busca de uma vaga na Libertadores após o Brasil conseguir mais duas vagas e virar G6, o Fluminense espera repetir os resultados e com 15 pontos, como foi no fim do primeiro turno. As vitórias contra Cruzeiro e Flamengo podem ajudar nessa soma de pontos.

Flamengo

A briga pelo título vai fazer o Flamengo querer ganhar cada ponto possível para disputar o título contra o Palmeiras. Os 20 pontos conquistados em 30 possíveis traz uma esperança aos torcedores rubro-negro para empurrar o time a melhorar os resultados.

Grêmio

O Imortal começou com uma boa campanha e demonstrava que poderia brigar até o final do campeonato pelo título mas seus torcedores não esperavam que o time teria uma queda de rendimento que fizesse o clube se preocupar com uma vaga na Libertadores do próximo ano. 14 pontos somados não seria conta ideal aos gremistas em comparação com os outros adversários na disputa pelo G6.

Internacional

O rival gremista teve um começo espetacular assim como sua queda e presença momentaneamente na zona da degola. Três pontos nas últimas 10 rodadas do primeiro turno não vão salvar o Colorado e vai marcar a primeira queda em mais de 107 anos.

Palmeiras

O líder do Campeonato não pode vacilar até o fim pois tem confronto decisivo contra Atlético Mineiro, Cruzeiro e Botafogo, equipes que ganharam do alviverde. O Verdão somou 17 pontos mas vacilou em jogos fundamentais. Qualquer ponto perdido agora pode custar caro no final.

Ponte Preta

A 7ª colocação da Macaca possibilita o torcedor a sonhar com a Libertadores do próximo ano mas caso repita a pontuação, vai ser difícil concretizar o sonho dos ponte pretanos. A equipe de Campinas somou 14 pontos em 10 jogos.

Santos

O Santos é outro time que com a boa campanha na reta final do primeiro turno pode pressionar os líderes e disparar no campeonato caso repita os resultados ou até melhore. O time da Vila Belmiro somou 20 em 30 possíveis.

Santa Cruz

Assim como o Internacional, o Santa Cruz teve um começo impressionante e foi apelidado até de ‘Leicester brasileiro’ mas perdeu o fôlego e amarga a penúltima colocação neste momento. O time teria que esquecer o que fez em boa parte do campeonato e surpreender todos. O time de Pernambuco somou apenas 8 pontos e pode ser rebaixado nas próximas rodadas.

São Paulo

O time do Morumbi oscilou durante o ano todo mas errar nessa altura do campeonato pode ser fatal. Os 12 pontos que fez no final do primeiro turno podem ser essenciais para salvar o time de um vexame histórico.

Sport

O Leão conseguiu resultados importantes contra times que brigam por classificações no primeiro turno e caso isso se repita vai ser importante para almejar uma vaga na Libertadores. O Sport conseguiu 15 pontos, incluindo as vitórias sobre Grêmio, Atlético Paranaense e Cruzeiro.

Vitória

Seguindo alguns times em busca de sair da briga contra o rebaixamento, o Vitória busca a permanência na Série A e se apoia em resultados do primeiro turno. Se repetir os resultados, o rubro nego baiano pode se salvar antecipadamente. Conquistou 13 pontos em 30 em jogo.

A tabela ficaria da seguinte forma:

  1. Atlético Mineiro – 77 pontos
  2. Palmeiras – 74 pontos
  3. Flamengo – 74 pontos
  4. Santos – 68 pontos
  5. Fluminense – 61 pontos
  6. Atlético Paranaense – 59 pontos
  7. Corinthians – 59 pontos
  8. Botafogo – 56 pontos
  9. Grêmio – 54 pontos
  10. Ponte Preta – 53 pontos
  11. Coritiba – 49 pontos
  12. Sport – 48 pontos
  13. Vitória – 48 pontos
  14. Chapecoense – 48 pontos
  15. São Paulo – 47 pontos
  16. Cruzeiro – 44 pontos
  17. Figueirense – 40 pontos
  18. Internacional – 33 pontos
  19. Santa Cruz – 30 pontos
  20. América Mineiro – 26 pontos


Estudante de jornalismo e atualmente setorista do São Paulo no Torcedores.com