Barcelona? Ajax? Manchester? Conheça a Liga dos Campeões da várzea

Barcelona da Espanha? Não, de Osasco. Ajax da Holanda? Não, da Vila Rica. Napoli italiano? Não, da Vila Industrial. Ou Manchester da Inglaterra? Também não, da Vila Guacuri. Esses times amadores são todos da Grande São Paulo e estão confirmados na segunda edição da Copa Pioneer de Futebol Amador, que promete agitar o futebol de várzea da região em 2017.

Com duas décadas de fundação, o Barcelona de Osasco tem o mesmo escudo e cores do famoso time catalão. Mas na hora de falar dos craques, o diretor Douglas Luvisotto, já avisa: “A gente não tem nem Neymar, nem Messi”.

Ao lado de Douglas, estava Diego Mendes, diretor do Manchester da Vila Guacuri, zona sul de São Paulo. Fundado em 1996, o Manchester foi inspirado nos Diabos Vermelhos dos tempos de David Beckham, Eric Cantona e Paul Scholes. “A gente se inspirou mesmo no Manchester”. Mesmo assim, o escudo é uma adaptação com um garoto batendo bola ao centro.

Outro “time europeu” que está na competição é o Ajax da Vila Rica, que tem sua história baseada no famoso Carrossel Holandês. Um dos fundadores do time, conhecido como Garrafão, contou que o Ajax da Holanda da década de 1970, que era base da seleção vice-campeã mundial, foi a inspiração.

“Nossas cores eram laranja e preto. Depois mudamos para amarelo e preto”, contou. Mas o símbolo do clube não tem nada a ver com o time holandês. “O escudo foi um amigo nosso que desenhou, numa inspiração ao escudo do Santos (da Vila Belmiro)”.

Copa da várzea tem até orelhuda

No sorteio de grupos da 2ª Super Copa Pioneer, que aconteceu no último dia 21 de outubro, na zona sul de São Paulo, cada detalhe lembrava a famosa “Champions League”. Para o organizador, Sergio Ricardo, não foi por acaso. “Eu acho a ‘Champions’ a melhor copa que existe. Muito melhor até que uma Copa do Mundo e mais organizada”, afirmou.

Por isso, a música que tocou quando houve a apresentação dos times leva o famoso hino conhecido mundialmente da Liga dos Campeões. A taça também tem o mesmo formato da famosa orelhuda europeia tão cobiçada.

A 2ª Super Copa Pioneer contará com 64 times de várzea de São Paulo e começa nas primeiras semanas de 2017.

Curta “nóis”

Cornetas da Várzea no Facebook: www.facebook.com/cornetasdabola
Cornetas da Várzea no Youtube: www.youtube.com/cornetasdabolaoficial