Conheça o carro do Campeonato Brasileiro de Turismo

Foto: Fernanda Freixosa

Principal torneio de acesso ao grid da Stock Car, o Campeonato Brasileiro de Turismo tem como função principal complementar a formação dos pilotos para que eles possam alcançar a mais importante categoria do automobilismo nacional. E para que os competidores consigam avançar de divisão, entender como o carro se comporta é vital.

LEIA MAIS:
Confira a programação da etapa de Curitiba do Brasileiro de Turismo

Para que os pilotos não avancem ao grid da Stock Car “às cegas”, o carro do Campeonato Brasileiro de Turismo propositalmente possui características bastante semelhantes em relação ao equipamento da categoria-mãe. Isso torna a chegada dos competidores ao campeonato mais importante do País um pouco mais fácil.

Os chassis dos carros do Brasileiro de Turismo são tubulares e feitos em cromo-molibidênio, o que os torna mais leves, e consequentemente mais rápidos, mas mantendo a segurança do carro. Movido a etanol, o motor é similar ao usado na Stock Car: capacidade para 5,7 litros, V8 capaz de gerar 350 cavalos de potência, apenas 120 a menos em relação aos bólidos da categoria principal. O câmbio é sequencial de seis marchas.

Para que se tenha uma ideia do quão próximos são os desempenhos dos dois carros, na primeira etapa do Brasileiro de Turismo, disputada em Curitiba – local que recebe a próxima rodada dupla do ano na próxima semana – Gabriel Casagrande marcou a pole em 1min25s352. A volta mais rápida do qualifying da Corrida de Duplas da Stock Car naquele mesmo final de semana foi obtida por Daniel Serra, com 1min18s973.

Foto: Fernanda Freixosa

NA CORRIDA: A Nova Série do HISTORY, toda SEGUNDA, às 23H35.
O Docu-Reality acompanha Marco Cozzi e a Equipe History durante o Campeonato Brasileiro de Turismo.
NA CORRIDA mostra a rotina corrida dos pilotos e mecânicos dentro e fora das pistas.
Tudo nessa série é intenso e veloz. Não existe tempo a perder.
Saiba mais:
http://seuhistory.com/programas/na-corrida



Jornalista com passagens pelas revistas Racing e House Mag.