Copa Paulista: partida entre Ferroviária e Nacional terá Futebol Sustentável

Crédito: Rádio Cultura de Araraquara

Neste sábado, a Copa Paulista de Futebol será um atrativo a mais para o torcedor da Ferroviária que for às 17h, na Fonte Luminosa, para a partida diante do Nacional, válido pelo jogo de volta das quartas de final do torneio.

LEIA MAIS:

COPA PAULISTA: CONFIRA OS RESULTADOS DOS JOGOS DE IDA DAS QUARTAS DE FINAL

JOGOS DA COPA PAULISTA PODEM TER SIDO MANIPULADOS, SEGUNDO FPF

Pela segunda vez, a diretoria grená adotou o Futebol Sustentável, promovido pela Federação Paulista de Futebol, na qual o torcedor poderá trocar duas garrafas pet por um ingresso.

“Esse programa é feito para o verdadeiro torcedor, que é a família, além de gerar uma receita ao clube e uma contribuição ao meio ambiente. É um projeto que deu certo e é um grande sucesso em cada cidade que passamos. A situação econômica em que o país vive não é das melhores e o primeiro corte no orçamento acaba sendo o entretenimento. Com o projeto, se dermos a condição da família vir para o estádio, ela vem”, declarou o Edvaldo Ferraz, diretor operacional do Futebol Sustentável, em coletiva realizada na manhã

Serão 2 mil ingressos disponíveis para as trocas, que já poderão ser feitas a partir desta quarta-feira (26), na bilheteria do estádio.

“Ninguém vai ao cinema, teatro e até mesmo ao estádio sozinho. Quando se abre essa possibilidade, o torcedor vem com a família e garrafas pet, você tem o resultado. Por isso, estamos muito felizes com a FPF em apoiar os seus filiados e gerar receita aos clubes”, enfatiza Ferraz.

Para o coordenador de futebol da Locomotiva, Bruno Pessotti, a parceria é importante no intuito de trazer o torcedor de volta ao estádio.

“O propósito principal da campanha é este e fazem isso de forma fantástica até pelo lado ecológico, que ajudar, através da população, a tirar das ruas e rios as garrafas pet. Com isso, o torcedor tem a possibilidade de trocar duas garrafas pet por um ingresso. Isso serve também para ajudar a Cooperativa ACACIA, que apoia diversas famílias de vulnerabilidade social, além do torcedor grená. É nestas horas que a Ferroviária precisa do seu torcedor dentro do estádio”, declarou o dirigente.

Já o gestor de projetos da Cooperativa ACACIA, David Teixeira Pinto, comemorou a vinda mais uma vez do Futebol Sustentável na cidade de Araraquara, o que alavanca ainda mais na ajuda de famílias.

“Não só da a oportunidade das famílias virem ao estádio, mas também às famílias que se sustentam através do que o material reciclável gera. Em Araraquara, a ACACIA tem 180 cooperados e a venda dos produtos recicláveis é convertida dentro da cooperativa para estas famílias. Com a iniciativa do Futebol Sustentável através da arrecadação das garrafas pet, é uma oportunidade também de divulgarmos o trabalho que fazemos em prol da comunidade e meio ambiente.

A cooperativa já trabalha na cidade com a Coleta Seletiva, na qual os moradores separam os produtos recicláveis e são recolhidos. Teixeira também conta com a colaboração do torcedor para que possa contribuir com mais garrafas pet além das duas que garantem um ingresso.

“Quanto mais garrafas pet arrecadarmos, maior será a renda para que a ACACIA possa manter e aprimorar a sua estrutura. Para se ter uma ideia de como os números vem crescendo, em 2008, eram 150 tonelada recolhidas por 80 cooperativas. sHoje, em Araraquara, arrecadamos mais de 600 toneladas de materiais recicláveis por mês, envolvendo 180 cooperativas. Quanto mais materiais recolhidos, maior a geração de cooperados e postos de trabalho dentro da cidade”.