Cruzeiro: como a vitória sobre a Ponte Preta é importante

Foto: Washington Alves/Lightpress/Cruzeiro

O triunfo sobre o Grêmio no sábado passado, no Mineirão por 1×0, aliviou o momento do time no Brasileirão. Mas a situação não é nada confortável. O clube celeste vive uma situação delicada na tabela de classificação. Apesar a vitória, o time convive com a ameaça de rebaixamento a Série B. Um concorrente direto também venceu na rodada. O Internacional ganhou de 1×0 do Coritiba na quinta-feira e empurrou o time azul para a zona de rebaixamento. Para sair da zona da degola, o Cruzeiro precisa, no mínimo do empate, no jogo de sábado contra a Ponte Preta a ser realizado no Mineirão.

Com a vitória, o Internacional subiu aos 33 pontos, mesmo número de pontos do Cruzeiro. Empatou no número de vitórias (nove), mas tem um saldo de gols melhor que a equipe celeste (-5 contra -6 dos cruzeirenses). Se vencer, a Raposa sobe para o 12º lugar e ganha um respiro na luta contra o rebaixamento.

Já a Ponte Preta tem 39 pontos e está em 10º lugar na tabela. A equipe ganhou uma nova motivação no último domingo, pois, a Confederação Sulamericana de Futebol – Conmebol abriu mais duas vagas na Libertadores de 2017 ao futebol brasileiro. E isso anima o time campineiro na reta final da temporada. O comentarista da TV Globo e do SporTV, Henrique Fernandes, considera a situação, um estímulo e tanto para a Macaca. E complementou: Sem dúvidas, o Cruzeiro pode esperar a Ponte Preta mais interessada por este motivo. Primeiro, porque precisa se reabilitar depois de perder para o Atlético-MG na última rodada, depois pelo posicionamento na tabela e a pressão dos outros resultados, como as vitórias de Atlético-PR e Grêmio, e ainda a possibilidade de vitória também do Botafogo, que joga no domingo. Nos jogos de quarta, aliás, foi perceptível a mudança de comportamento dessas equipes que já venceram, bem como do Corinthians, que teve boa atuação contra o Atlético-MG. Será assim nas próximas rodadas. O campeonato esquentou de novo para eles. No caso da Ponte, pode ser especial, já que o time nunca disputou a Libertadores na história, disse o comentarista ao globoesporte.com.

Segundo Henrique Fernandes, mesmo o time celeste estando no Z-4 e a pressão psicológica que isso traz, os resultados dos jogos nessa rodada, foram bons para o Cruzeiro:  Mesmo entrando em campo na zona de rebaixamento, o Cruzeiro precisa se concentrar nos demais resultados da rodada para se motivar ainda mais contra a Ponte. O Vitória vinha de uma goleada fora de casa e perdeu para o Grêmio em Salvador. Sport e São Paulo empataram e estão abraçados nessa situação ruim. A rodada, em geral, é boa. Se o Cruzeiro fizer a parte dele, atropela boa parte dos concorrentes, subindo para 36 pontos. É importante afastar-se em pontos da zona de rebaixamento, mas é tão importante quanto colocar o máximo de times possível entre seu posicionamento na tabela e a zona.Enfatizou o comentarista.

Foto: Washington Alves/Lightpress/Cruzeiro
Foto: Washington Alves/Lightpress/Cruzeiro

O time celeste tem dificuldades quando joga em casa. Com Mano, os números melhoraram, mas no balanço geral, são negativos. Em 14 jogos, 4 vitórias, 5 empates e 5 derrotas. Os números de Mano são: 3 vitórias, 2 empates e 1 derrota em 6 jogos. Mesmo com essa leve melhora, é bom ficar atento. Henrique Fernandes enfatizou a importância de ser mais efetivo no ataque, para conseguir mais um triunfo no Mineirão: O jogo contra o Grêmio foi de bom nível, em geral. O Cruzeiro teve controle a maior parte do jogo, foi bastante criativo no primeiro tempo, mas demorou a abrir o placar. Para o jogo contra a Ponte, para seguir esta evolução como mandante, é importantíssimo acertar as finalizações na pressão no início. Diferentemente do time de Paulo Bento, o Cruzeiro reagiu melhor as muitas chances desperdiçadas na primeira etapa do jogo contra o Grêmio. Manteve-se organizado defensivamente e seguiu pressionando. Agora é vital abrir cedo o placar para administrar mais tranquilamente o jogo, como Mano gosta. Finalizou o comentarista.

Para continuar vivo na Série A, o Cruzeiro entrará em campo, no sábado, às 21h ( de Brasília) contra a Ponte Preta, no Mineirão. É a chance de ouro que o time mineiro tem, para ganhar um fôlego nessa reta final de Brasileirão.