Flamengo x Santa Cruz: confira o retrospecto do confronto no Brasileirão

Arte: Rodrigo Nascimento/Torcedores.com

Logo mais às 17h00 no estádio do Pacaembu, teremos o confronto entre Flamengo x Santa Cruz, partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Lutando pela liderança da competição, o Mengão precisa da vitória diante da equipe pernambucana, que luta para escapar da zona de rebaixamento. E aqui no Torcedores.com, você confere o retrospecto deste confronto na história do Brasileirão.

LEIA MAIS:
FLAMENGO X SANTA CRUZ: ACOMPANHE O PLACAR AO VIVO
FLAMENGO X SANTA CRUZ: SAIBA O QUE ESTÁ EM JOGO

Teremos na tarde deste domingo o confronto entre Flamengo e Santa Cruz, partida válida pelo Brasileirão. Na história da competição nacional, as duas equipes se enfrentaram pela primeira vez no dia 17 de setembro de 1969, pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa, e a primeira vitória foi obtida pelo Santinha, por 2 a 1 na Ilha do Retiro. São 22 jogos entre as duas equipes na história do campeonato, e o time carioca é o maior vencedor do duelo com oito vitórias, contra sete vitórias pernambucanas e sete empates. Uma disputa equilibrada, para se dizer a verdade.

A maior goleada da história do duelo entre as duas equipes aconteceu no Campeonato Brasileiro de 1985, no Maracanã: o Flamengo aplicou 7 a 0 para cima do Santinha, com destaque para Marquinho Carioca, que marcou três gols. Já a maior vitória do Santa Cruz aconteceu no Brasileirão de 2006 no estádio do Arruda: vitória coral por 3 a 0. O ataque flamenguista fez ao todo 37 gols na história do duelo, contra 28 gols do tricolor pernambucano.

No primeiro turno do Campeonato Brasileiro deste ano, as duas equipes se enfrentaram no Arruda e quem levou a melhor foi o Flamengo, que venceu a partida por 1 a 0, gol de William Arão. Enquanto o Mengão sonha com o título da competição, ocupando a segunda posição do campeonato com 54 pontos, o Santa Cruz tenta escapar da zona de rebaixamento. A equipe pernambucana ocupa a 19ª posição com apenas 23 pontos, 10 a menos do que o Internacional, primeira equipe na tabela de classificação dentro do Z-4.