Garrincha faria 83 anos hoje; relembre jogadas do craque pelo Botafogo

Crédito da imagem: Divulgação / Site oficial Botafogo

Manuel Francisco dos Santos nasceu em 1933 e ganhou o apelido de Garrincha da irmã por batizá-lo com o nome de um pássaro comum na região de Magé, no Rio de Janeiro, onde nasceu.

LEIA MAIS:
Jair pode escalar Botafogo com três atacantes contra o Coritiba

O jogador conhecido pelas pernas tortas imortalizou a camisa 7 e completaria 83 anos nesta sexta (28). Revelado pelo Botafogo, Garrincha também atuou no Corinthians, Portuguesa Santista, Flamengo e Olaria, onde encerrou a carreira. Teve passagem relâmpago pelo Junior Barranquilla, da Colômbia, (1968) e chegou a treinar no Red Star 93, da França (1971/72), mas pendurou as chuteiras sem concluir o sonho de jogar na Europa.

Considerado o principal jogador da história do Botafogo, Garrincha fez 245 gols em 614 jogos pelo alvinegro. Estreou na vitória diante do Bonsucesso por 6 a 3, quando também balançou a redes. Jogou no clube de 1953 até 1965 e ganhou mais de 10 títulos, incluindo o Campeonato Carioca (1957, 1961 e 1962) e o Torneio Rio-São Paulo (1962, 1964), principais competições da época.

Sob olhar de 89 mil torcedores, o Botafogo de João Saldanha venceu o Campeonato Carioca de 1957 diante do Fluminense de Sylvio Pirillo. O goleiro Castillo tomou seis gols, um deles de Garrincha, marcado aos 12min do segundo tempo, e quatro de Paulinho ValentimWaldo completou o placar. Craques do Botafogo como Nilton Santos, Didi e Quarentinha também estavam neste time.

GOL DE GARRINCHA CONTRA O FLUMINENSE NA GOLEADA POR 6 A 2:

Naquela época, era comum os times brasileiros realizar viagens pela Europa e disputar amistosos contra equipes locais. Em uma destas oportunidades, o Botafogo fez 16 jogos em 1959 ao passar por países como Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Holanda, Itália e Suécia, com uma campanha que teve 10 vitórias, dois empates e apenas quatro derrotas – teve goleada sobre o Atlético de Madri por 6 a 2.

EXCURSÃO DO BOTAFOGO PELA EUROPA EM 1959:
158.994 torcedores no Maracanã. Marinho Rodrigues era o técnico do alvinegro e Flávio Costa comandava o rubro-negro de Dida e Gérson.

LANCES DE GARRINCHA CONTRA O FLAMENGO:

Em 1965, Garrincha marcou o único gol do jogo que decidiu o Campeonato Carioca aos 20min do segundo tempo. Esta foi a última partida dele com a camisa alvinegra. A equipe tinha
Manga, Joel, Zé Carlos, Paulistinha e Rildo; Airton e Gérson; Garrincha, Jairzinho, Sicupira e Roberto I.. O técnico era Daniel Pinto e o Flamengo de Renganeschi trazia Marco Aurélio no gol, Jaime na defesa, Evaristo e Paulo Choco no ataque, dentre outros.

ÚLTIMO GOL DE GARRINCHA PELO BOTAFOGO: