Incontestável: Filipe Toledo leva 10 unânime e vai direto para as quartas

Voo livre: com este aéreo Filipe Toledo arrancou um 10 perfeito dos juízes. Crédito da foto: WSL / Damien Poullenot

Filipe Toledo voou muito alto neste sábado (8), com um lindo aéreo, o ubatubense arrancou notas 10.00 de todos os juízes nas águas de Hossegor. Em duelo do quarto round, ele derrotou o atual líder do ranking John John Florence e o australiano Stuart Kennedy. Como a fase não era eliminatória, John John segue na competição e encara Mineirinho em bateria decisiva. Já Filipinho avançou direto para as quartas de final, assim como Gabriel Medina.

Leia mais:
Kelly Slater é eliminado na França e admite que dificilmente competirá em Portugal

A quarta fase das etapas do Circuito Mundial de Surfe é disputa no sistema de ‘no losers’, ou seja, ninguém é eliminado. Ela foi modificada para incentivar os surfistas a arriscarem manobras mais complicadas, mas sem correrem o risco de voltarem mais cedo para casa. Filipe Toledo entendeu bem a proposta e somando um bom tubo com um aéreo perfeito, o brasileiro somou 8.50 e 10.00. A segunda nota, inclusive, foi perfeita – todos os cinco juízes deram dez. John John competiu à altura e ficou atrás no placar por apenas três décimos.

Confira o show de aéreos de John John e Toledo (crédito: WSL):


Com a derrota, o havaiano disputará decisiva bateria do round 5 diante do brasileiro Adriano de Souza, que por sua vez, perdeu para Matt Banting e Keanu Asing. Além deles, Caio Ibelli batalha contra Julian Wilson por outra vaga nas quartas.

Quem já está garantido com Toledo é Medina, Gabriel mostrou consistência no surfe e com 14.17 venceu bem o próprio Ibelli (9.13) e Kolohe Andino (8.74). Na última bateria do dia, Kai Otton somou 15.50, vencendo Sebastian Zietz (6.30) e Wilson (2.33).

Com cinco horas a mais de fuso horário, a próxima chamada do 2016 Quiksilver Pro France será neste domingo (9) às 3h da manhã (de Brasília). O dia promete definições, pois provavelmente será o último do evento.

Próximas baterias Quiksilver Pro:
Round 5 –
Keanu Asing (HAW) x Stuart Kennedy (AUS)
John John Florence (HAW) x Adriano de Souza (BRA)
Caio Ibelli (BRA) x Julian Wilson (AUS)
Sebastian Zietz (HAW) x Kolohe Andino (AUS)
Já garantidos nas quartas de final –
Matt Banting (USA)
Filipe Toledo (BRA)
Gabriel Medina (BRA)
Kai Otton (AUS)