Mercado da bola: Reforços de seleção? Veja as principais negociações do Palmeiras para 2017

Montagem/ fotos de Divulgação

Assim como aconteceu no ano passado, o Palmeiras nem espera a temporada em vigor terminar para montar seu planejamento a curto prazo. Por isso, pensando já em 2017, o clube começa a se mexer no sentido de se reforçar para a disputa da Libertadores. Mesmo que a diretoria se negue a comentar sobre possíveis negociações, principalmente nesse momento em que o time de Cuca está próximo do título brasileiro, é certo nos bastidores que dois jogadores vão chegar após a competição nacional.

QUEM CHEGOU

Na sexta feira passada, Milton Vaz, presidente do São José-RS, clube que detém 100% dos direitos do atacante Keno, que vem atuando pelo Santa Cruz, confirmou que o Verdão será o novo destino do jogador de 27 anos. Segundo o cartola gaúcho, o jogador já assinou o contrato com o Palmeiras por quatro temporadas. O clube paulista pagará R$ 3,5 milhões por 60% dos diretos econômicos do jogador e com uma cláusula para comprar mais 20% caso surja uma proposta vantajosa de venda no futuro.

Raphael Veiga chega ao Palmeiras após o Campeonato Brasileiro. Foto: Giuliano Gomes / PR Press
Raphael Veiga chega ao Palmeiras após o Campeonato Brasileiro. Foto: Giuliano Gomes / PR Press

Outro jogador que vestirá o manto alviverde em 2017 será Raphael Veiga, que defende o Coritiba. Disputado por Corinthians, Santos, Sao Paulo, Flamengo, entre outros clubes, o meia de 21 anos preferiu a Academia de Futebol pelo planejamento e o desejo do pai.

O próprio presidente do Coritiba, Rogério Bacellar afirmou que houve tentativa de renovar com o camisa 20, porém o desejo de defender o Palmeiras falou mais alto. Basta agora ao Verdão se acertar com o Audax, clube que detém 30% do passe de Veiga – os outros 70% são do time parananese.

QUEM PODE CHEGAR

Um dos principais destaques do Atlético Nacional-COL, atual campeão da Libertadores e que está na semifinal da Copa Sul-Americana, o meia Alejandro Guerra também pode desembarcar em breve no CT da Barra Funda. Conforme adiantado pelo Torcedores.com, o técnico Cuca tem interesse no jogador venezuelano, de 31 anos, por ser um jogador versátil, no perfil de jogadores como Tchê Tchê, Moisés, Jean e Zé Roberto.

Santos estuda Guerra e Ibargüen, campeões da Libertadores com o Atlético Nacional, para 2017
Destaque do Atlético Nacional na Libertadores, Guerra é alvo do Palmeiras. Foto: Divulgação

Se for contratado, o jogador, que já representou a seleção venezuelana por 31 vezes, só poderá se apresentar depois do Mundial de Clubes da Fifa, que terá duração de 8 a 18 de dezembro, já que o Atlético Nacional está classificado. O Santos é outro interessado, porém o presidente Modesto Roma Júnior disse que “não pretende fazer um leilão” pelo jogador.

Hyoran, meia da Chapecoense, de 23 anos, também tem acordo bem próximo com o Palmeiras. A multa rescisória do atleta é de 6 milhões de euros (cerca de R$ 20,7 milhões), porém seu contrato termina em agosto de 2017. Isso significa que ele poderá assinar um pré-contrato e sair de graça já em janeiro. Assim, o Verdão tenta diminuir o valor e ainda oferece outros jogadores como moeda de troca aos catarinenses.

O Palmeiras também tem interesse no atacante Bernard, ex-seleção brasileira e atualmente no Shakhtar Donetsk-UCR. O jogador atuou sob o comando de Cuca no Atlético-MG, campeão da Libertadores de 2013, e também é disputado pelo Flamengo, concorrente direto do Verdão pelo título brasileiro.

Palmeiras
Bernard foi sondado por Palmeiras e Flamengo. Crédito de imagem: Reprodução / Facebook

A negociação é complicada por diversas razões – em primeiro lugar, Bernard é titular da equipe comandada por Paulo Fonseca e vem jogando vem. Em segundo, os valores são muito altos para os padrões do futebol brasileiro. Por isso, a alternativa da direção alviverde seria tentar a contratação do meia-atacante por empréstimo e sem arcar com 100% dos salários.

Por último, mas não menos importantes, dois outros atletas podem defender o Verdão em 2017. Um já é conhecido da torcida – o lateral Victor Luís, que está emprestado ao Botafogo e espera o término do Brasileirão para saber onde irá jogar. Ele é um dos destaques da campanha do Glorioso de Jair Ventura, bem próximo de ir à Libertadores.

A outra negociação envolve o zagueiro Juninho, destaque do Coritiba na temporada. O Palmeiras tem um histórico de procurar beques do Coxa – Henrique é quem se deu melhor – e vem sondando o defensor de 21 anos, que já recusou proposta do Flamengo no meio do ano. O contato inicial entre as diretorias já foi feito, mas ainda não houve proposta formal do Verdão.

QUEM QUASE CHEGOU

Em entrevista à Rádio 98 FM, de Belo Horizonte, o atacante Fred, do Atlético-MG, admitiu que recebeu sondagem do Palmeiras na época em que saiu do Fluminense. Outros clubes também manifestaram interesse, porém o centroavante apalavrou acordo com o Galo.

Fred quase foi parar no Palmeiras após saída do Fluminense. Foto: Bruno Cantini/CAM
Fred quase foi parar no Palmeiras após saída do Fluminense. Foto: Bruno Cantini/CAM

O Cruzeiro tentou atravessar (negociação). Outras clubes também mostraram interesse. Teve uma sondagem do Alexandre Matos, só que eu já tinha dado minha palavra para o Daniel Nepomuceno (presidente do Atlético-MG)”, contou o atacante de 33 anos e artilheiro do Brasileirão, com 13 gols.



Esportista de hobby, mas jornalista de profissão. Trabalhou como repórter do O Estado de S. Paulo, Revista TÊNIS. Tênis Virtual e CurtaTÊNIS em coberturas nacionais e internacionais de grandes eventos.