Opinião: Atlético-MG tem o melhor elenco do Brasil; Já o técnico ..

Atlético-MG
Crédito da foto: Bruno Cantini/Atlético-MG

Um dos postulantes ao título Brasileiro de 2016, o Atlético-MG tropeçou e ficou no empate com o Corinthians, por 0 a 0 jogando em São Paulo. O resultado deixou o Galo na 3ª colocação, agora com 53 pontos, 4 a menos que o líder Palmeiras, que ainda vai jogar na rodada.

O time do Galo Mineiro teve um alto investimento, e acredito que o elenco seja, disparado, o melhor dentre os clubes do Brasil. Mas então, o que acontece com a equipe comandada pelo técnico Marcelo Oliveira? Ou quem sabe, o próprio Marcelo não tenha conseguido implantar o melhor esquema e tirar o melhor da equipe?

Vamos analisar um a um. Victor é um dos melhores goleiros do futebol brasileiro. Experiente, já disputou Copa do Mundo e foi herói em uma Libertadores. Seu reserva é o jovem Uilson, de 22 anos e medalha de ouro nos Jogos Rio 2016.

Na defesa, Marcos Rocha é outro que já foi de seleção, assim como o lateral esquerdo Fábio Santos. No miolo da zaga, Leonardo Silva, um dos mais experientes e regulares da equipe faz dupla com Erazo, outro atleta com bastante regularidade, e que joga na seleção do Equador. Patric serve como opção pra direita e é muito efetivo no apoio. O jovem Gabriel e o experiente Carlos César compõem o grupo.

No meio, mais qualidade, com Rafael Carioca (convocado pra seleção de Tite), Leandro Donizetti (jogador de regularidade e forte marcação), Cazares (craque equatoriano), o bom armador venezuelano Otero, além de Junior Urso e Dátolo. Opções de respeito.

Na frente são dispensados os comentários. Dois camisas 9 da maior qualidade e experiência: Fred e Lucas Pratto. Luan atua por todo o campo e é querido pela torcida. Robinho chegou e já é o artilheiro do Brasileirão. Maicosuel, Hyuri, Clayton e o jovem Carlos são outras opções pro setor.

Ou seja, foram citados vários jogadores para uma mesma função, e todos com condições de jogar em alto nível nacionalmente. O elenco é de fato, extremamente qualificado, mas a equipe não deslanchou na competição.

Marcelo Oliveira não encontrou ainda um esquema de jogo ideal. Contestado em sua reta final no Cruzeiro e também no Palmeiras, o treinador bi-campeão brasileiro pelo Cruzeiro tem um elenco diversificado mas não conseguiu extrair o melhor dele, e se comparado por exemplo ao técnico do Palmeiras, Cuca, seu trabalho está abaixo do esperado.

No Palmeiras, Cuca mostra novos repertórios a cada rodada. Jogadas ensaiadas, blitz, escanteios, faltas, laterais, contra ataques, alguns diferentes esquemas que variam conforme o adversário.

Mesmo caso do técnico do Flamengo, Zé Ricardo, e de Dorival Junior, com bem menos opções e variáveis, mas com trabalho semelhante ou melhor.

Nada contra o treinador Marcelo Oliveira, mas, o Atlético-MG tinha obrigação de estar melhor do que se encontra.