Opinião: Qual é o maior clássico do futebol brasileiro?

Gre-Nal exemplo de CIVILIDADE
Crédito da Foto: Reprodução/Site oficial do SC Internacional

Somos desde 2002 o primeiro país pentacampeão mundial (no mínimo até 2018) ao vencer a Alemanha, que naquela época nos respeitava. Apesar de não termos mais o respeito que tínhamos antigamente, tem uma coisa que me encanta no futebol brasileiro: os clássicos.

LEIA MAIS:
NA ESPN HÁ 16 ANOS, ALÊ OLIVEIRA REVELA MAIORES REFERÊNCIAS NA MÍDIA ESPORTIVA
CONHEÇA MAIS SOBRE ROBERSON, POSSÍVEL REFORÇO DO CORINTHIANS PARA 2017

Se na Argentina temos Boca Juniors x River Plate e na Espanha temos Barcelona x Real Madrid, nós temos Fla x Flu, Grêmio x Internacional, popularmente conhecido como Grenal, o clássico vovô Botafogo x Fluminense, Sansão (Santos x São Paulo), Palmeiras x Corinthians, São Paulo x Palmeiras, Atlético-MG x Cruzeiro, Ba-Vi (Bahia x Vitória), mas alguém tem noção de qual deles é o maior, quem tem o orgulhoso título de maior clássico brasileiro?

Quem acompanha futebol sabe que ir a um clássico é uma emoção diferente. Os times envolvidos podem estar em má fase, um ou os dois podem estar na série B, mas clássico é clássico, mexe com a emoção.

Clássico é uma guerra, no bom sentido é claro, a guerra tem que ser dentro de campo e não fora. É ótimo zoarmos os amigos que torcem para o time adversário, mas também temos que saber aceitar as zoações.

Infelizmente com as constantes guerras que vemos nos estádios e fora deles, em muitos estados os clássicos são disputados por torcida única. Clássico é sentir o coração pulsar mais forte, é chorar com um gol nos acréscimos, é chorar de tristeza com a vitória dolorida.

Nos clássicos temos os maiores públicos dos campeonatos, mesmo que hoje em dia alguns clássicos estejam esvaziados.

Veja abaixo uma lista dos 10 maiores clássicos brasileiros realizado pelo Blog Pombo Sem Asa, do GloboEsporte.com, que reuniu 300 jornalistas para uma votação e escolher os maiores clássicos brasileiros:

10. Palmeiras x São Paulo – 534 pontos

9. Santa Cruz x Sport – 650 pontos

8. Paysandu x Remo – 672 pontos

7. Bahia x Vitória – 1080 pontos

6. Corinthians x São Paulo – 1127 pontos

5. Atlético-MG x Cruzeiro – 1943 pontos

4. Flamengo x Fluminense – 2016 pontos

3. Flamengo x Vasco – 2177 pontos

2. Corinthians x Palmeiras – 2370 pontos

1. Grêmio x Internacional – 2400 pontos

A revista inglesa FourFourTwo criou um ranking com os maiores clássicos do mundo e o Grenal (Grêmio x Internacional) foi o clássico brasileiro que teve a melhor colocação, ficando em um honroso quarto lugar. A primeira colocação foi de Boca Juniors x River Plate.

Além do clássico gaúcho, aparecem no top-50 da publicação Flamengo x Fluminense (18º), Corinthians x Palmeiras (23º) e Bahia x Vitória (42º).

Eu concordo plenamente com a primeira colocação do Grenal e da lista em si. E como ficaria sua lista?