Sauber utilizará motor da atual temporada em 2017

Foto: Reprodução / Facebook Sauber F1 Team - oficial

Para muitos (incluindo eu), um passo para trás, para a mandatária da equipe Sauber, Monisha Kalterborn, uma questão de estratégia. Na temporada do ano que vem, o time que é um dos mais tradicionais do circo da F1 utilizará os motores que estão sendo utilizados esse ano.

Em entrevista ao site Motorsport.com, Kalterborn explicou que a decisão foi tomada a muito tempo e definiu os motivos. “Nós usaremos a última versão do motor da Ferrari de 2016 em 2017. Nós tomamos essa decisão há algum tempo, em um momento onde as regras do ano que vem não estavam 100% claras. Decidimos focar nossos recursos no chassi e em sua performance. Foi uma decisão estratégica.”

LEIA TAMBÉM: ROSBERG INICIA TREINOS PARA O GP DO JAPÃO COM O MELHOR TEMPO

Quando questionada sobre um possível atraso no desenvolvimento no modelo de 2017, a mandatária foi firme ao dizer que a equipe está dentro do prazo de desenvolvimento. “Qualquer sugestão de que essa decisão foi tomada por conta de um atraso está errada. Estamos de acordo com o planejamento, sem nenhum atraso. Agora estamos financeiramente estáveis, temos novas pessoas chegando, então não há motivo para pensar que não podemos manter o ritmo de desenvolvimento que queremos”, concluiu.

Sendo assim, com o foco no chassi do próximo ano, a Sauber sabe que terá um coelho (para não dizer um mamute) da cartola, uma vez que o time já tem o exemplo deste ano, a STR, que começou bem a temporada e pelo fato de utilizar motores Ferrari de 2015, acabou perdendo terreno por falta de desenvolvimento da unidade motriz. De olho nisso, a diretora geral falou que a equipe tem conhecimento do não desenvolvimento do motor, mas acredita que o foco no chassi pode fazer a diferença. “Não teremos nenhum desenvolvimento no lado do motor. Mas, na nossa visão, é o passo certo a dar. O que sofreremos por esse lado, temos confiança que recuperaremos com o foco no chassi.”

A F1 disputa a sua 17° etapa neste final de semana em Suzuka, no Japão, e a equipe Sauber ainda busca o primeiro ponto da temporada de 2016, uma vez que a equipe é a única a não conquistar pontuação.