Vai começar a Superliga 2016/2017 com novidades e mais partidas na TV

Representantes das equipes participantes

A 23ª edição da Superliga masculina e feminina de vôlei terá início na próxima quarta-feira (26.10). A temporada 2016/2017 terá na abertura o jogo entre o JF Vôlei (MG) e Vôlei Brasil Kirin (SP) no masculino. Já o certame feminino estreia na quinta, em grande estilo, com dois jogos transmitidos ao vivo: às 19h, o SporTV mostra Renata Valinhos/Country vs. Dentil/Praia Clube e às 21h45, a RedeTV! exibe o duelo entre Concilig/Finch/Vôlei Bauru e Camponesa/Minas. No mesmo dia, às 21h30, o SporTV faz a primeira transmissão ao vivo no masculino, com um confronto entre Copel Telecom Maringá e Sesi. Os atuais campeões da Superliga são o Rexona-Sesc (RJ), no feminino, e o Sada Cruzeiro (MG), no masculino.

As novidades para esta temporada é a participação de dez medalhistas olímpicos e um número maior de transmissões na TV. Com uma partida transmitida na quinta-feira à noite e outra aos sábados à tarde, a modalidade terá o dobro de transmissões semanais que teve no campeonato passado com a RedeTV! Além disso, como já tem sido tradição, a Globo vai transmitir os duelos pelo título de cada naipe.

São novidades também o Caramuru Castro, do Paraná, estreante da Superliga masculina, e o Fluminense, que volta à principal divisão do vôlei feminino nacional depois de longo período de afastamento.

LEIA MAIS:

COM CAMPEÕES MUNDIAIS E ESTADUAIS, CBV LANÇA A SUPERLIGA 2016/17
CBV QUER MANTER BERNARDINHO E NÃO COGITA OUTRO TREINADOR

MUDANÇAS

Uma das mudanças mais importante está no formato da disputa nos mata-matas. A fase classificatória da competição vai até março do ano que vem, quando começam os playoffs. As quartas de final femininas serão disputadas em séries melhor de três jogos, enquanto as semifinais deste naipe, bem como as quartas e semis do masculino, terão disputas em melhor de cinco. A final permanece em jogo único: dia 07/5 para os homens e 14/5 para as mulheres – esta data pode mudar, já que coincide com a final do Mundial feminino de Clubes do ano que vem, em Kobe (Japão).

FAVORITOS

No feminino, por causa de uma sequência de nove finais disputadas entre cariocas e osasquenses (de 2004/05 a 2012/13), a Superliga feminina era vista como um campeonato em que era imperativo interromper o diálogo dos dois gigantes na final. Contudo, com quatro títulos consecutivos para o Rexona, sendo dois deles contra rivais diversos do Vôlei Nestlé (Sesi, em 2013/14, e Dentil/Praia Clube, na temporada passada), percebeu-se que a variação do roteiro foi para um monólogo.

Além dos já citados, Dentil/Praia Clube, atual vice-campeão, o Vôlei Nestlé e o Camponesa/Minas podem incomodar. Outra equipe que promete chamar muito a atenção é o Concilig/Finch/Bauru. Treinado pelo técnico da seleção da Rep. Dominicana, o brasileiro Marcos Kwiek, o clube contratou duas jogadoras da seleção caribenha (Brenda Castillo e Prisilla Rivera) e terá Mari, que busca a melhor forma física e técnica para poder entrar em ação.

No masculino é inevitável não apontar o Sada Cruzeiro como principal favorito, não só pelos recentes títulos, mas também pela manutenção da base do time. Funvic/Taubaté desponta como um dos grandes rivais dos mineiros este ano, além do Sesi, que conta com quatro campeões olímpicos na Rio 2016 (Bruno, Lucão, Douglas Souza e Serginho) no seu elenco e o Brasil Kirin, vice-campeão da edição passada.

EQUIPES PARTICIPANTES

Superliga feminina
Rexona-Sesc (RJ)
Dentil/Praia Clube (MG)
Camponesa/Minas (MG)
Vôlei Nestlé (SP)
Terracap/BRB/Brasília (DF)
Rio do Sul (SC)
Sesi (SP)
Pinheiros (SP)
São Cristóvão Saúde/São Caetano (SP)
Concilig/Finch/Vôlei Bauru (SP)
Renata Valinhos/Country (SP)
Fluminense (RJ)

Superliga masculina
Sada Cruzeiro (MG)
Brasil Kirin (SP)
Funvic/Taubaté (SP)
Sesi (SP)
Montes Claros (MG)
Bento Vôlei (RS)
Minas Tênis Clube (MG)
Lebes/Gedore/Canoas (RS)
Copel Telecom Maringá (PR)
São Bernardo (SP)
JF Vôlei (MG)
Caramuru Castro (PR)

SUPERLIGA NA TV

FEMININA – 27.10.2016 | 19:00 – RENATA VALINHOS / COUNTRY X DENTIL/PRAIA CLUBE   – SPORTV

MASCULINA – 27.10.2016 | 21:30 – COPEL TELECOM MARINGA VOLEI X SESI-SP  – SPORTV

FEMININA – 27.10.2016 | 21:45 – GENTER VÔLEI BAURU X  CAMPONESA/MINAS – REDETV