Ainda na briga pelo título, Flamengo assegura vaga para a Libertadores de 2017

Pedro Martins / MoWa Press

Mesmo que o final de semana não tenha sido dos melhores, já que caiu para a terceira colocação do Campeonato Brasileiro, o Flamengo garantiu sua vaga para a Libertadores de 2017. A confirmação só veio na noite da última segunda-feira com a derrota do Grêmio para o Sport. Como assim? Ora, o Rubro-Negro, com 63 pontos hoje, não pode ser mais alcançado pelo Corinthians, sétimo colocado com 50.

LEIA TAMBÉM:
Agenda da semana: veja o que vem por aí no Flamengo

Dessa maneira, o Flamengo voltará a jogar a competição mais importante do continente após um hiato de três temporadas. Será a 12ª participação do clube no torneio, sendo que sua melhor campanha é a de 1981, quando Zico, Nunes, Adílio, Junior, Leandro, Raul Plasmmann, entre outros, conquistou a América e depois o Mundial Interclubes, no Japão, derrotando o Liverpool por implacáveis 3 a 0.

Nas duas últimas aparições, todavia, o Flamengo sequer passou da fase de grupos (em 2012 e 2014), algo que o clube lutará para fazer bem diferente, principalmente com o forte elenco que montou em 2016. A prioridade agora da diretoria é reforçar pontualmente posições específicas.

O que ainda não se sabe, e deve se esperar o término do Brasileirão, é se o Flamengo irá diretamente para a fase de grupos ou terá que passar pela Pré-Libertadores. Se ficar no G-3, o Urubu não precisará passar pelo mata-mata preliminar. Ainda que tenha ficado difícil, após o empate com o Botafogo, o Flamengo ainda tem chances de conquistar o hepta nacional.

Hoje o time de Zé Ricardo tem 63 pontos contra 64 do segundo colocado, o Santos, e 70 do líder Palmeiras. Pelas contas, são 2% de chance de troféu para os cariocas faltando quatro rodadas para o término do campeonato.



Esportista de hobby, mas jornalista de profissão. Trabalhou como repórter do O Estado de S. Paulo, Revista TÊNIS. Tênis Virtual e CurtaTÊNIS em coberturas nacionais e internacionais de grandes eventos.