Opinião: Estádios são lugares para torcedores, não para bandidos

Crédito da foto: Williams Aguiar / Sport Club do Recife

Não consigo entender e nunca vou entender como pessoas travestidas de torcedores, mas que na verdade são bandidos que vão aos estádios de futebol para manchar o espetáculo. São aqueles serem infelizes que tem o prazer de ver briga, sangue e querem matar torcedores do time adversário. Em alguns casos brigam até com torcedores do mesmo time. Será doença? Fanatismo? Ou pura ruindade mesmo?

LEIA MAIS:
TORCEDOR DO CORITIBA VAI DE MACA A JOGO E DÁ EXEMPLO DE SUPERAÇÃO PELO FUTEBOL
VÍDEO: ANTERO GRECO DISCUTE COM MAURO CEZAR PEREIRA E GANHA ELOGIOS DA TORCIDA DO PALMEIRAS

Como esquecer a selvageria do jogo entre VASCO x Atlético/PR na última rodada do Brasileirão de 2013? A briga deixou quatro feridos e até um jogador dentro de campo pediu interferência na briga. Me lembro que estava na casa de uma amiga tricolor e eu como vascaíno na esperança de meu time não cair estava ansioso pelo jogo (o Vasco perdeu pot 5 a 1), mas depois daquelas imagens horríveis pouco me importei se meu time tinha sido rebaixado ou não.

Não dá. Não podemos achar normal a violência em qualquer esfera. Por isso que vemos os estádios cada vez mais vazios, além dos ingressos caros. Como uma família vai levar seu filho pequeno ou até mesmo ir em um clássico, por exemplo? Vai e não sabe se vai voltar. Admiro demais quem tem coragem em levar seus filhos, principalmente pequenos para certos tipos de jogos: como clássicos, partidas que valem liderança ou tentativa de fugir do rebaixamento. Eu não teria essa coragem.

No último dia 24, um jogo que tinha de tudo para ser inesquecível que era entre as duas maiores torcidas do Brasil: Flamengo x Corinthians. Devido a volta dos jogos no Maracanã, as duas torcidas brigaram e a do time paulista ainda entrou em confronto com um policial. O presidente do Timão ainda ficou do lado da torcida organizada. Simplesmente sem comentários. A Justiça decretou a prisão preventiva e 31 bandidos fardados de torcedores seguem presos em Bangu. Espero que por muito tempo.

É normal ver torcedores sendo mortos por bandidos de times adversários? não que a pessoa que é assassinada seja ”santa”, até porque em muitos casos, são pessoas que também marcaram brigas pelas redes sociais. E estamos em 2016. Será que somos seres racionais? será que não voltamos ao tempo dos bárbaros?

Lugar de bandido é na cadeia. Vivemos em um país corrupto, onde as leis não são cumpridas e quando são, acontecem em partes. Podemos sempre vibrar pelo nosso time, mas com respeito pelo adversário, que possamos torcer os estádios com alegria e não como bandidos. Porque se o intuito é brigar, quebrar cadeiras, matar.. o seu lugar é na cadeia e não nos estádios.