Opinião: NFL vs Futebol, quem “vence?”

Foto: Divulgação

A NFL é uma paixão nos EUA e vem crescendo aqui no Brasil cada dia mais. O futebol é a nossa paixão nacional. Por conta disso resolvi fazer uma pequena comparação entre os dois esportes no modo em que são tratados nos seus respectivos pais. Todo garoto sonha em ser jogador de futebol e realizar o sonho de jogar no seu time de coração ou até mesmo ao lado do seu ídolo. Mas será que essa paixão vem sendo tratada com carinho e atenção?

Acredito que não, por falta de estrutura ou de pessoas comprometidas. Vejamos como são tratados os jogadores da National Football League:

Quando estão na escola (ou college), eles já são preparados para servem jogadores e ainda mais são preparados para ingressarem nas melhores faculdades americanas. Isso porque, quando você termina o colegial e está atuando no time da sua escola. Usamos o seguinte exemplo: eu era o melhor o quarterback da escola, bati todos os recordes o time no qual eu atuava foi campeão. Quando você termina o college, as faculdades mandam propostas como se fossem contratar um jogador, mas você ganha bolsas de estudos e mais algumas coisas depende muito da faculdade e da proposta que encaminham.

Então vemos que eles priorizam muito os jovens no sentido de estudos porque para jogar na NFL você tem que estar formado, caso contrário você não joga. Os times tem um bom investimento, porque eles têm uma liga organizada e atenta a tudo que acontece no seu redor, o futebol americano é um dos esportes que mais vem arrecadando e chamando atenção nos últimos tempos. A final do Super Bowl é um evento transmitido para o mundo inteiro e mais é o aonde temos o minuto no quesito de comercial mais caro.

Podemos parar pra pensar por um instante que o lucro que eles têm acaba sendo mais consequência de todo o trabalho que desenvolveram para ser o que são hoje do que uma prioridade.

O futebol brasileiro deveria sim tomar como exemplo, pois ajudaria muito os atletas que temos jogando em todas as divisões. Sabemos que muito dos nossos craques não tem condições de pagar uma faculdade ou não tiveram muitas oportunidades de estudo e não os condeno. Porém acredito que se tivéssemos uma liga organizada e que desse todo o apoio aos times e as escolas para que em parceria as faculdades ajudassem se não todos, pelo menos os que não têm condições.

Hoje muitas pessoas veem não só o futebol, mas qualquer pratica esportiva aqui no Brasil simplesmente como lucro nada mais que isso. Vemos o governo gastando milhões com olimpíadas e pra que? Daqui um ano estar tudo abandonado e sem uso nenhum do que vale o investimento sem o cuidado depois? É uma pena que nós não podemos fazer nada, é muito triste ver nossos esportes e atletas sendo cada dia mais abandonados.

Acima de tudo precisamos dar mais valor ao ser humano do que ao dinheiro e não vejo isso em nenhuma modalidade esportiva do nosso país. Gostaria muito que deixassem comentários, porque sei que existem muitos amantes de esportes como eu, não só aqui no torcedores.com, mas em todos os lugares. Todo o texto acima é uma opinião muito pessoal, podem concordar ou discordar de mim.



Cursando Publicidade e Propaganda. Escritor por adorar futebol e futebol americano e esportes em geral. Torcedor do Real Madrid, da seleção Italiana e do Seattle Seahawks