Primeiro título de Ayrton Senna completa 28 anos, relembre

Crédito da foto: Reprodução/Facebook oficial Ayrton Senna

No dia 30 de Novembro irá completar 28 anos da conquista do primeiro título mundial do brasileiro Ayrton Senna em 1988. Depois de três anos tirando leite de pedra com a limitada lótus,Senna enfim teria um carro á altura de seu talento .Em 1988 Senna finalmente chegaria a Mc Laren levando consigo da Lotus os motores Honda e com isso o MP 4 se tornou imbatível massacrando a concorrência .Mas entretanto Ayrton teria um obstaculo dos grandes para chegar ao sonhado título mundial ,o francês Alain Prost,que na época já era Bicampeão Mundial e recordista de vitórias na Formula 1,no entanto em duelo muito equilibrado Senna finalmente chegou ao seu primeiro título mundial .Vamos acompanhar prova a prova como foi o campeonato que consagrou Ayrton Senna.

LEIA MAIS:
DOS GAMES À PISTA, GUSTAVO FRIGOTTO FALA DA SUA PAIXÃO E TRAJETÓRIA NO AUTOMOBILISMO
COZZI VOLTA AO PÓDIO NO SEXTO EPISÓDIO DE “NA CORRIDA”

1) Grande Premio do Brasil : Na corrida de abertura do campeonato Senna fez a pole com sobras com o ingles Nigel Mansell ao seu lado na primeira fila .Na segunda fila vinham Alain Prost e a Ferrari de Gerhard Berger .Na corrida antes da largada ,a Mc Laren de Ayrton Senna ficou parada no grid ,obrigando os pilotos a dar mais uma volta de apresentação ,enquanto Senna pegaria o carro reserva .No entanto a troca foi considerada ilegal e Senna seria desclassificado na trigésima volta ,com isso Prost venceu sem problemas ,com Gerhard Berger em segundo e o também brasileiro Nélson Piquet em terceiro .
2) Grande Premio de San Marino ;Depois do desastre na corrida caseira Senna buscava a recuperação no campeonato e mais uma vez conquistou a pole com Prost ao seu lado na primeira fila .Na segunda fila tivemos a Lótus Honda de Nelson Piquet e o italiano Alessandro Nannini com sua Benneton Ford .Na corrida Senna não cometeu erros e venceu de ponta a ponta ,destaque para Prost que chegou sem segundo após boa corrida de recuperação enquanto Nelson Piquet completou o pódio em terceiro .
3) Grande Premio de Mônaco : Chegamos as ruas de Monte Carlo para a terceira corrida do mundial,nos treinos eu vi algo totalmente diferente de tudo o que já tinha visto até então,absolutamente concentrado em marcar tempo Ayrton fez seis voltas rápidas consecutivamente e com um assombroso tempo de 1.23.998 milésimos, colocou simplesmente dois segundos em Prost .Na segunda fila tivemos as duas Ferraris com o austríaco Gerhard Berger o italiano Michele Alboreto .Na corrida Senna vinha liderando com mais de um minuto de vantagem sobre Prost ,até perder a concentração e bater infantilmente no muro do cassino na volta 66 ,dando a vitória de bendeja para Alain Prost ,com Gerhard Berger em segundo e Michele Alboreto completando o pódio em terceiro .
4)Grande Premio do México ;Chegamos ao circuito de Hermanos Rodrigues ;Nos treinos Ayrton fez mais uma pole,com Alain Prost ao seu lado na primeira fila .Na segunda fila tivemos a Ferrari de Gerhar Berger e a Lótus Honda de Nelson Piquet .Na corrida Prost larga melhor e vence sem problemas com Senna em segundo e Berger em terceiro completando o pódio .
5) Grande Premio do Canadá :No circuito de Montreal Ayron dominou o fim de semana ,nos treinos como sempre fez a pole com Prost ao seu lado na primeira fila .Na segunda fila tivemos pela ordem as duas Ferraris com Gerhard Berger e Michele Alboreto .Na corrida Ayrton venceu de ponta a ponta com Alain Prost em segundo e Thierry Boutsen cm sua Benneton Ford completando o pódio em terceiro .
6) Grande Premio do Leste dos Estados Unidos : Em detroit Senna mostrou mais uma vez seu talento em um circuito de rua .Nos treinos mais uma pole do brasileiro com a Ferrai de Gerhard Berger ao seu lado na primeira fila .Na segunda fila vinham pela ordem o italiano Michele Alboreto também da Ferrari e Alain Prost .Na corrida Ayrton não cometeu erros e venceu de ponta a ponta ,com Prost em segundo após boa corrida de recuperação e o belga Thierry Boutsen da Benneton completando o pódio em terceiro .
7) Grande Premio da França : Chegamos ao circuito de Paul Ricard .Nos treinos finalmente Alain Prost supera Ayrton Senna e conquista sua primeira pole no ano .Na segunda fila vinham pela ordem as duas Ferraris com o o austríaco Gerhard Berger e o italiano Michele Alboreto .Na corrida Senna e Prost disputam a vitória cabeça a cabeça ,mas o francês leva a melhor com Senna chegando em segundo e Michele Alboreto com a Ferrari completando o pódio em terceiro .
8)Grande Premio da Inglaterra :Chegamos ao circuito de Silverstone na metade do campeonato .Nos treinos,as duas Ferraris surpreendem com Gerhard Berger na pole e seu companheiro Michele Alboreto ao seu lado na primeira fila .Na segunda fila vinham Ayrton Senna e Alain Prost .Na corrida Ayrton vence com o inglês Nigel Mansell em segundo com sua Williams Judd e o italiano Alessandro Nannini em terceiro conm seu Benneton Ford .
9)Grande Premio da Alemanha :No circuito de Hockenheimring mais um domínio de Ayrton Senna,que foi o mais rápido nos treinos com Alain Prost ao seu lado na primeira fila .Na segunda fila tivemos pela ordem as Ferraris de Gerhard Berger e Michele Alboreto .Na corrida Ayrton mais uma vez não comete erros e vence outra vez ,com Alain Prost em segundo e Gerhard Berger em terceiro completando o pódio em terceiro .
10)Grande Premio da Hungria :No circuito de Hungaroring,Ayrton Senna mais uma vez dominou o fim de semana e fez mais uma pole com o ingles Nigel Mansell ao seu lado na primeira fila .Na segunda fila tivemos a Benneton do belga Thierry Boutsen e March do italiano Ivan Capeli .Na corrida mais uma vitória de ponta a ponta de Ayrton Senna ,com Alain Prost em segundo após largar em sétimo e Thierry Boutsen completando o pódio em terceiro .
11)Grande Premio da Bélgica : No circuito de Spa-Francorchamps mais uma pole de Ayrton Senna com Alain Prost ao seu lado na primeira fila .Na segunda fila vinham as duas Ferraris com Gerhard Berger e Michele Alboreto .Na corrida mais uma vitória de ponta a ponta de Ayrton Senna ,com Prost em segundo e o italiano Ivan Capeli em terceiro com sua March Judd .
12) Grande Premio da Itália :Chegamos ao circuito de Monza na casa da Ferrari .Nos treinos no entanto mais uma pole de Ayrton Senna com Alain Prost ao seu lado na primeira fila .Na segunda fila do grid tivemos as duas Ferraris com Gerhard Berger e Michele Alboreto .Na corrida ,Ayrton tinha tudo para vencer pois vinha dominando a corrida até bater na volta 49 a duas voltas do final ,Prost com a outra Mc Laren abandona na volta 34 com problemas de motor .Assim Gerhard Berger vence,com seu companheiro Michele Alboreto em segundo e o norte americano Eddie Cheever em terceiro com sua Arrows Megatron .
13)Grande Premio de Portugal :Chegamos então ao circuito de Estoril ,nos treinos Prost faz sua segunda pole no ano com Senna ao seu lado na primeira fila .Na segunda fila tivemos o italiano Ivan Capeli com sua March Judd e a Ferrai de Gerhard Berger . Na corrida a vitória foi de Alain Prost ,com Ivan Capeli em segundo e completando o pódio o belga Thierry Boutsen com a Bennton .
14)Grande Premio da Espanha :Chegamos ao circuito de Jerez para a reta final do campeonato .Nos treinos Ayrton Senna fez mais uma pole,com Alain Prost ao seu lado na primeira fila .Na segunda fila tivemos o ingles Nigel Mansell com sua Williams Judd e o belga Thierry Boutsen com sua Bennton Ford .Na corrida ,mais uma vitória do francês Alain Prost ,com o ingles Nigel Mansell em segundo e o italiano Alessandro Nannini em terceiro com sua Benneton Ford .
15) Grande Premio do Japão : Chegamos a penúltima corrida do mundial com uma atuação fantástica de Ayrton Senna . O Japão decidiria o Mundial. Senna, com 79 pontos, e Prost, com 90, eram os únicos candidatos. A vantagem, no entanto, era de Senna: naquele ano, o sistema de pontuação levava em conta apenas 11 das 16 provas, obrigando os concorrentes a descartarem seus cinco piores resultados. Prost, mais regular e menos vencedor, tinha apenas 84 pontos válidos, e só poderia chegar a 90, caso vencesse no Japão e na Austrália.

Senna, se vencesse, liquidaria a fatura ali, pois completara 11 resultados na prova anterior, e ainda teria um quarto e um sexto lugares para descartar. Nos treinos Senna fez a pole com Prost ao seu lado na primeira fila .Na segunda fila tivemos o austríaco Gerhard Berger e o italiano Ivan Capeli Para melhorar as chances de Senna, só mesmo se chovesse. E choveu. Pouco, é verdade, mas o suficiente para desesperar Prost, avesso às pistas molhadas.

Quando os carros deveriam partir para a volta de apresentação, um desastre: a McLaren de Senna deixou o brasileiro na mão. Senna deu dois trancos no carro e conseguiu largar na 14ª colocação. Aí começou a impressionante recuperação do brasileiro. No final da primeira volta, ele já era o oitavo. Na segunda volta, passou Ricardo Patrese e Marco Nannini. Thierry Boutsen ficou para trás no giro seguinte. Na quarta volta, Senna passou Alboreto e passou a ser quarto.

Prost tentava se distanciar do brasileiro, que encontrara em Gerhard Berger um osso duro de roer. Na 19ª volta, Senna conseguiu a ultrapassagem e partiu para cima de Prost, que havia se livrado da March de Ivan Capelli, que vinha em segundo.

Eternos seis segundos separavam os dois rivais. Senna precisou de oito voltas de classificação para desintegrar a vantagem do francês. Na primeira chance, o bote. Senna pegou o vácuo de Prost, que desacelerara para passar o retardatário Andrea de Cesaris, e passou na descida dos boxes, rente ao muro. Seguiu na frente até o fim, quando garantiu seu primeiro título mundial . A última volta ficou célebre por outra experiência mística do piloto, que afirmou ter visto a imagem de Deus, suspensa sobre a pista instantes antes de cruzar a linha de chegada.
16 ) Grande Premio da Australia :No circuito de Adelaide tivemos a ultima corrida do campeonato .Nos treinos Ayron Senna fez mais uma pole,com Prost ao seu lado na primeira fila .Na segunda fila tivemos o ingles Nigel Mansell com sua Williams Judd e o austríaco Gerhard Berger com a Ferrari .Na corrida a vitória foi de Alain Prost que chega a 35 vitórias na carreira,com Ayrton Senna em segundo e o tricampeão Nelson Piquet em terceiro com sua Lotus Honda .