Rio 2016 estoura prazo e não reembolsa ingressos revendidos na Olimpíada

Crédito da foto: Divulgação / Rio 2016

As Olimpíadas do Rio 2016 terminaram oficialmente em agosto, mas diversos espectadores ainda aguardam o desfecho de um caso financeiro: os ingressos colocados à disposição da organização do evento foram revendidos. No entanto, o reembolso ainda não foi disponibilizado para grande parte dos torcedores.

LEIA MAIS
RIO 2016 NÃO DEVOLVE DINHEIRO DE MILHARES DE TORCEDORES
RIO 2016: VEJA FOTOS DE TODOS OS MEDALHISTAS BRASILEIROS NAS PARALIMPÍADAS

“As pessoas estão solicitando o reembolso porque optaram por fazer o correto, ou seja, revender seus ingressos através do site da organizadora”, diz Bruna Lugatti, que desistiu de assistir o Hipismo e aguarda o pagamento desde 22 de julho, quando os ingressos trocaram de mãos.

Bruna não é a única. A nutricionista Aluizia Fernandes explica que enfrenta o mesmo problema, pois não pôde ir para o Rio de Janeiro no período olímpico. De acordo com ela, os dados para reembolso já foram enviados. “Instruíram a enviar alguns dados como nome, e-mail, CPF, conta de banco. Respondi no mesmo dia”, explica.

O Procon do Rio de Janeiro foi acionado, principalmente pelas redes sociais e também cobrou uma ação da organização dos Jogos. “Quando o Procon autuou o comitê, diversas pessoas receberam um e-mail no qual a organizadora solicitava dados bancários para efetuar o reembolso. No e-mail havia a informação de que o reembolso não havia sido efetuado devido a um problema sistêmico”, completa Bruna.

Sem respostas, Aluizia tentou novo contato com a organização. “No dia 04/11 reenviei meus dados e fui respondida com o seguinte: o pedido será encaminhado ao financeiro e processado tão logo seja possível”.

PRAZOS

A Organização dos Jogos Olímpicos explica que o reembolso seria realizado “no mesmo meio de pagamento utilizado para a compra, em até 30 dias, após o término dos Jogos Rio 2016“. Considerando os Jogos Paralímpicos, a data final esgotou em 18 de outubro.

“O prazo inicial foi dado pela própria organizadora, ou seja, 30 dias após os Jogos Rio 2016. No dia 21 de outubro, o Procon RJ deu um prazo de 15 dias para o comitê efetuar o reembolso. Este prazo se encerrou no dia 05/11/2016”, comenta Bruna.

Ao jornal Folha de São Paulo, o Comitê Organizador dos Jogos admite que ainda deve reembolso para 29 mil torcedores.



Mídias Sociais da AS Roma Brasil, MBA em Gestão Estratégica de Negócios, blogueiro desde 2007 e radialista amador. Escreve sobre futebol italiano, automobilismo e o que aparecer, mas gosta mesmo é de contar boas histórias