Rival do São Bento, Atlético Sorocaba se licencia da FPF e está fora da A-3; Cats herda vaga

Atlético Sorocaba
Crédito da foto: Jesus Vicente/EC São Bento

O Atlético Sorocaba, clube que foi rebaixado à Série A-3 do Campeonato Paulista em 2016, abriu mão de participar da competição em 2017 por sérios problemas financeiros e na última semana anunciou seu licenciamento da FPF (Federação Paulista de Futebol). Assim, se junta a tradicionais equipes do futebol estadual, como o União São João de Araras, Taquaritinga e Francana, que estão fora de qualquer divisão do Paulistão.

VEJA MAIS
TÚLIO MARAVILHA JOGARÁ AO LADO DE FILHO NA TERCEIRA DIVISÃO PAULISTA
AMOROSO VIAJA DE ÔNIBUS COM TORCEDORES E FICA NO MEIO DA GALERA EM JOGO DO GUARANI; ASSISTA

Recentemente, o Galo sorocabano teve uma acentuada queda de investimentos após a morte do seu principal investidor, o coreano Sun Miung Moon, líder religioso da cidade. Com isso, o time não conseguiu mais atingir resultados em campo e foi chegando próximo do fundo do poço. Em 2016, na Série A-2, ficou apenas em 18º lugar na classificação final e acabou descendo para a A-3 de São Paulo.

Em nota, o Atlético não descarta um retorno em breve no futebol paulista. Confira:

“Serve esta comunicação para informar à imprensa e à torcida do Galo Sorocabano sobre as seguintes decisões que o Clube Atlético Sorocaba estará tomando nos próximos dias:

Como é de conhecimento de todos, o Clube Atlético Sorocaba é gerido e patrocinado pelo grupo Movimento da Unificação Internacional. Com o falecimento de seu principal investidor, o grupo mudou seu enfoque de investimentos.

Baseado nesta nova realidade, nos últimos anos, o CAS tentou encontrar alternativas para sua subsistência. Todavia, com o descenso e com o advento da atual crise econômica do país, apesar de entender os prejuízos recorrentes desta decisão, a diretoria decidiu que o Clube Atlético Sorocaba não tem condições econômicas para participar da próxima competição.

Informo também que esta decisão é para poder se reestruturar como clube, dentro da nova realidade financeira, e, posteriormente, retornar às atividades esportivas.”

Rival lamenta licenciamento

A notícia foi repercutida até pelo rival São Bento. “Com certeza é uma grande perda para o esporte da região. Ficamos tristes em saber que o Atlético Sorocaba passa por momentos difíceis e prestamos nossa solidariedade, visto que também já enfrentamos sérios problemas econômicos. Só nos resta torcer para o que clube se restabeleça e que grandes duelos entre o Galo e o Azulão possam voltar a acontecer na cidade”, comentou o presidente do Azulão sorocabano, Fernando Martins da Costa Neto.

Taboão da Serra herda vaga na A-3

Com a saída do Atlético Sorocaba, o Taboão da Serra, terceiro colocado do Paulista da Segunda Divisão, equivalente ao quarto nível do Estado, herdará a vaga na A-3 no lugar do Atlético Sorocaba. Em ofício, o clube taboense foi notificado pela Federação da conquista do acesso, juntamente com a Portuguesa Santista e o Desportivo Brasil.

Mesmo assim o Cats não tem lugar garantido no campeonato, pois o Estádio José Feres ainda não atende às exigências da FPF para receber partidas da divisão, o que gerou reclamações do XV de Jaú, que terminou em quarto lugar na Segundona e que também pleiteia essa vaga.

Do lado do Cats, a diretoria repudiou a atitude do XV e garantiu aos seus torcedores que fará os reparos necessários no local para que o time possa receber os jogos na A-3. Já a equipe de Jaú quer cumprimento das exigências impostas pela entidade que controla o futebol paulista e do Estatuto do Torcedor e promete fazer “jogo duro” para não desistir do caso tão fácil.

“O Esporte Clube XV de Jaú esclarece que, na condição de quarto colocado do Campeonato Paulista da Segunda Divisão em 2016, com a abertura de três vagas para a disputa da série superior em 2017, aguardará a decisão da Federação Paulista de Futebol sobre a aprovação dos estádios apresentados pelo clubes, ciente que o presidente (da FPF) Reinaldo Carneiro Bastos, como sempre procedeu, respeitará o regulamento da Federação Paulista, o Estatuto do Torcedor e as demais legislações atinentes ao tema”, diz trecho do comunicado emitido pelo Galo da Comarca.

Regulamento da A-3 muda para 2017

Para o próximo ano, 20 clubes participarão da competição com uma mudança a partir da segunda fase. Após 19 rodadas, oito se classificam e fazem as quartas de final. Depois sobram quatro para a semifinal e os vencedores conquistam o acesso para  A-2 de 2018. Até 2016, os oito melhores faziam dois quadrangulares e os dois melhores de cada um ascendiam à divisão de acesso à elite do Paulistão. Por outro lado, seis times cairão para a Segunda Divisão.



Jornalista desde 2012, com passagens pelos jornais ABCD Maior e Diário do Grande ABC, além do canal NET Cidade. Foi repórter colaborador e hoje é líder da comunidade de colaboradores juniores, plenos e seniores no site Torcedores.com.