Tite x Bauza: saiba quem leva a melhor no duelo dos técnicos

Tite x Bauza
Foto: Divulgação/Site Oficial da CBF Divulgação/ Site Oficial da AFA

Tite e Bauza, que se enfrentarão pela primeira vez sob o comando de suas respectivas seleções nesta quinta-feira (10), possuem em suas bagagems vários títulos importantes e travam um belo duelo em particular fora das quatro linhas.

LEIA MAIS:
Papo Tático: O que podemos esperar do duelo entre Brasil e Argentina na noite de quinta-feira
PRÊMIO TORCEDORES.COM DE JORNALISMO COLABORATIVO
Prêmio Torcedores.com terá sua 2ª edição em 2016
Conheça os finalistas do prêmio Torcedores.com de mídia esportiva 2016

Os dois técnicos são parecidos em seu estilo de jogo. Ambos são conhecidos por montarem times “retranqueiros”. Para muitos, é um futebol que não é bonito de se ver. Porém, é um futebol eficiente. Partindo dessa filosofia tática, tanto Tite quanto Bauza conquistaram vários títulos como treinadores.

Quanto ao duelo fora das quatro linhas, analisaremos 3 aspectos: confrontos diretos, momento dos treinadores em suas seleções e títulos conquistados ao longo de suas carreiras.

Em confrontos diretos, quem leva a melhor é o brasileiro. O jogo de hoje marcará a 4ª vez na história em que Tite e Bauza se enfrentam. Na Libertadores de 2015, Corinthians e San Lorenzo, times comandados pelos dois técnicos, caíram no grupo 2. No primeiro jogo, empate em 0x0; no jogo de volta, em Buenos Aires, vitória do Corinthians de Tite por 1×0.

No ano seguinte, 2016, eles voltaram a se enfrentar. Dessa vez, no Campeonato Paulista. Bauza comandava o São Paulo, mas isso não mudou a sua sorte contra Tite. Vitória do brasileiro novamente, dessa vez por 2×0. O retrospecto direto é extremamente favorável para nós. São 2 vitórias e 1 empate, 3 gols marcados e nenhum sofrido.

O momento dos técnicos em suas respectivas seleções também pende para o nosso lado. Tanto Tite quanto Bauza possuem 4 jogos sob o comando das suas seleções. O brasileiro coleciona 4 vitórias convincentes: 3×0 contra o Equador, 2×1 contra a Colômbia, 5×0 contra a Bolívia e 2×0 contra a Venezuela.

Já o argentino passa por uma fase complicada no comando de sua seleção. Venceu apenas uma partida, contra o Uruguai, pelo placar de 1×0. Depois disso, foram dois empates por 2×2, contra Venezuela e Peru, e uma derrota, em casa, contra o Paraguai, por 1×0.

O confronto é mais equilibrado quando o assunto é títulos conquistados como treinador. Tite possui o diferencial do Mundial de Clubes de 2012 pelo Corinthians, mas Bauza, em compensação, possui 3 títulos nacionais, além de 1 Libertadores a mais.

Confira abaixo os principais títulos de cada um.

Tite: 1 Copa do Brasil (Grêmio, 2001); 1 Copa Sul-Americana (Internacional, 2008); 1 Mundial de Clubes (2012), 1 Libertadores (2012), 1 Campeonato Brasileiro (2011) e 1 Recopa Sul-Americana (2013), todos pelo Corinthians.

Bauza: 1 Campeonato Peruano (Sporting Cristal, 2004); 2 Libertadores (LDU, 2008, e San Lorenzo, 2014); 1 Recopa Sul-Americana (LDU, 2008); 2 Campeonatos Equatorianos (LDU, 2007 e 2010).

Novo confronto

Na noite de hoje, os treinadores voltarão a se enfrentar, agora em um patamar mais alto. As expectativas para o jogo são altas e tudo indica que teremos um grande confronto. A bola para Brasil x Argentina rola às 22h (horário de Brasília), no Mineirão, e você pode conferir o placar ao vivo aqui no Torcedores.com.



Estudante de Jornalismo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.