Veja 5 promessas da base que o Flamengo pensa para o elenco de 2017

Vizeu - Gilvan de Souza/Flamengo

O Flamengo foi o clube que mais contratou jogadores para a temporada 2016 e o fez para preparar o elenco visando a Libertadores do próximo ano – e ainda, é claro, com chances de conquistar o Campeonato Brasileiro. Apesar da chegada de Diego, Leandro Damião, Donatti, Mancuello e ainda com a permanência de Paolo Guerrero, a equipe também tem uma estrutura invejável em suas categorias de base.

ESPECIAL:
Prêmio Torcedores.com terá sua segunda edição em 2016 – e COM NOVIDADES!
Conheça os finalistas do Prêmio Torcedores.com de Mídia Esportiva 2016

Prova disso é a garotada campeã da Copa São Paulo de Futebol Jr. desta temporada, que promoveu a entrada precoce do atacante Felipe Vizeu ao elenco adulto. Outro que atuou em certo período do ano foi o zagueiro Léo Duarte, também destaque na campanha em janeiro. Por isso, o Torcedores.com seleciona, a seguir, cinco promessas da Gávea que têm potencial para brilharem no profissional em 2017.

Thiago (goleiro – 20 anos)

Divulgação
Divulgação

Titular em toda a campanha da Copinha, Thiago foi eleito o melhor goleiro do torneio – e heroi na disputa de pênaltis da decisão contra o Corinthians – e promovido à terceira opção do elenco do Flamengo. Com passagem pelas categorias de base da seleção brasileira, ele deve continuar no elenco e, quem sabe, ganhar oportunidades, já que Paulo Victor está de saída.

Léo Duarte (zagueiro – 20 anos)

Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Capitão do Flamengo na Copinha, Léo fez nove jogos em 2016. e ganhou sequência como titular no primeiro semestre com Muricy Ramalho, fazendo dupla com o experiente Juan. Com a chegada de Réver, Rafael Vaz e Donatti, acabou perdendo espaço no elenco, mas conta com o apoio e o conhecimento de Zé Ricardo, que o dirigiu na Copa São Paulo.

Ronaldo (volante – 20 anos)

Divulgação/Flamengo
Divulgação/Flamengo

Mesmo sendo um dos jogadores mais elogiados após a conquista desta Copinha, Ronaldo ainda não ganhou muitas chances no profissional. Foram apenas dois jogos em 2016 e atualmente é reserva de Márcio Araújo e Cuéllar. Entretanto ele deve continuar no elenco para o próximo ano e ganhar mais oportunidades, já que agrada pela versatilidade: joga como lateral-direito, volante ou meia.

Lucas Paquetá (meia – 19 anos)

Divulgação
Divulgação

Outro que é tratado com carinho pelo potencial, mas ainda teve pouco o gosto de jogar no profissional. Lucas Paquetá também foi titular na Copinha deste ano e vem sendo convocado para a Seleção sub-20 junto com o parceiro Felipe Vizeu.

Felipe Vizeu (atacante – 19 anos)

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Das revelações de 2016, é certamente a mais bem sucedida até agora. Vizeu jogou 24 jogos e tem oito gols na sua primeira temporada no elenco profissional. É o terceiro atacante do elenco, atrás de Guerrero e Leandro Damião, mas briga em números com os dois concorrentes e já chegou a ser especulado no futebol italiano.



Esportista de hobby, mas jornalista de profissão. Trabalhou como repórter do O Estado de S. Paulo, Revista TÊNIS. Tênis Virtual e CurtaTÊNIS em coberturas nacionais e internacionais de grandes eventos.