Entrevista: Mariano e o grande futebol do Sevilla

Foto: Divulgação/Mariano

Mariano  Ferreira, 30 anos, lateral direito. Revelado pelo Guarani, com passagens pelo Cruzeiro e Atlético Mineiro, foi no Fluminense que o jogador conseguiu o auge de sua carreira no Brasil, sagrando-se Campeão Brasileiro em 2010. A partir daí, sua carreira teria um novo desafio: Europa! Chegou no Bordeaux em 2012 e – mesmo sendo titular em todos os jogos e tendo conquistado uma Copa da França – Mariano não teve grandes chances de mostrar seu trabalho, sua evolução. Em 2015, o jogador trocou o clube Francês pelo clube Espanhol Sevilla. E assim, Mariano começa a reescrever sua trajetória e alcançar novamente o sucesso na carreira.

O Sevilla é um dos grandes  clubes mundiais e hoje está entre os três na Liga Espanhola, apenas 1 atrás do Barcelona. É a melhor equipe ao jogar em casa, somando 21 pontos dos 24 possíveis: um a mais que o Real Madrid e dois a mais que o Villarreal. Com certeza estes números, aliados aos bons resultados não só na Liga Espanhola como na Copa do Rei e também na classificação da Champions League, demonstram o quanto o grupo do Sevilla está bem montado e claro, um reflexo do ótimo trabalho de Sampaoli. E se a maioria pensou que o Ganso seria o brasileiro que faria sucesso na equipe Espanhola, por enquanto se enganou. Mariano é o grande nome da equipe!

Em pouco tempo o jogador conquistou torcida e comissão técnica, ganhou titularidade e desde então se tornou um dos protagonistas do time. Foi assim na Liga Europa, na final contra o Liverpool, onde deu o passe para um dos gols do Título.

Mariano se encaixa muito bem nos planos táticos de Sampoli: um jogador de velocidade, com apelo mais ofensivo e de muita criatividade. Aquele jogador mais explosivo, intenso, tanto na subida ao ataque , quanto no retorno à defesa.  Mas que hoje consegue manter o equilibro entre um momento e outro. E ele se destaca ainda mais: chuta de esquerda também!

Mariano nos concedeu entrevista exclusiva por telefone, vamos a ela!

Torcedores.com: O Sevilla tem um ótimo grupo e este ano passou a contar com um Técnico que encantou a todos com seu jeito apaixonado de liderar e sua forma de treinar, estilo de jogo, o Sampaoli. Sentimos que o grupo, de certa forma, o abraçou e o resultado se vê em campo: 3° colocado na Liga Espanhola – 1 ponto apenas atrás do Barcelona; classificado para a Champions League e ainda está na competição da Copa Do Rey. Você acha que isso reflete a comunhão do grupo com o técnico? A motivação da equipe, para quem já estava no grupo, aumentou com a chegada de Sampaoli?

Mariano: O Sevilla, de uns 5 anos pra cá, cresceu muito. Ganhou 5 Ligas Europa, sendo 3 seguidas.  Motivação maior que essa creio eu que não há melhor para um jogador. Sampaoli é um grande Treinador, sabemos de sua qualidade e o bom trabalho que ele fez com a Seleção do Chile. Chegou a pouco tempo mais já mostrou que é um treinador que gosta de vencer, de brigar por títulos. O grupo do Sevilla é ótimo e o recebeu muito bem ,como também todo o corpo técnico.

Torcedores.com: O Brasil carece de uma identificação com um lateral direto como Cafu, por exemplo. Fora do Brasil temos você e Dani Alves como os melhores, Dani Alves que ainda segue como um grande titular. No Campeonato Brasileiro temos alguns nomes, mas nada que faça brilhar tanto os olhos do torcedor Brasileiro e parece que nem do técnico Tite. Você vem fazendo ótima temporada no Sevilla, inclusive com a coroada Liga Europa. E agora tem a Champions League que pode servir – de certa forma – como mais uma “vitrine”. Você sonha em voltar à seleção? Vê essa possibilidade através da Champions?

Mariano: Verdade. Muitos falam que não temos muitos laterais direitos no mercado e na nossa seleção o maior nome é do Daniel Alves. Eu penso muito em voltar à Seleção, estou trabalhando para chegar esse dia. Sei que é difícil jogar na seleção, mas não impossível. Penso que o Sevilla estando bem, fazendo bons campeonatos como vem fazendo, e eu jogando bem, fazendo o meu trabalho; creio que coisas boa podem acontecer. Estou tranquilo e sei que coisas boas podem acontecer quando fazemos nosso trabalho bem feito .

Torcedores.com: Entre seus títulos, os mais disputados estão grandes competições como o campeonato brasileiro, a Copa da França e a Liga Europa. Grandes títulos! Com o Sevilla há a chance de pelo menos mais um. Se conquistar mais um título com o clube, você pensa em novos desafios? Outro clube na Espanha ou Europa? Ou voltaria para o Brasil?

Mariano: Claro que todos tem seus valores mas para mim a Liga Europa é o mais importante por ser um torneio Europeu com grandes clubes e por ter recém chegado ao Sevilla, além disso – falando individualmente – ter participado de um dos gols da final . Meu desafio aqui é tentar ganhar mais títulos com o Sevilla e permanecer aqui na Europa, jogando em um bom nível, claro.

Muito elogiado pela imprensa espanhola e por Sampaoli, com certeza vamos continuar acompanhando os passos do Mariano, do Sevilla, e quem sabe, de sua volta à Seleção Brasileira!