Seleção brasileira sub-20 inicia caminhada rumo ao Mundial

Crédito da imagem: Kin Saito/CBF

Campeão olímpico, o técnico Rogério Micale inicia neste fim de ano outro desafio na seleção brasileira.

Micale convocou 23 atletas para a disputa do Sul-Americano sub20, em janeiro no Equador, torneio classificatório para o Mundial da categoria.

“É uma geração nova, então tem conceitos pré estabelecidos. Vamos começar esse ciclo com tudo que fizemos na seleção olímpica, mas esperamos agregar novos conceitos, tendências que o mundo tem atuado, mas sempre respeitando nossa característica do jogo brasileiro que é o mais importante”, declarou ele durante entrevista na Granja Comary.

Principal estrela desta geração, o atacante Gabriel Jesus chegou à titularidade na seleção principal e abriu caminho para nomes como David Neres, do São Paulo, Richarlison, do Fluminense, e Felipe Vizeu, do Flamengo.

“Temos jogadores com excelente nível e a expectativa é cada vez mais dentro da nossa cultura desenvolver um trabalho que possa ser competitivo, vencedor e que demonstre aquilo que o nosso torcedor quer ver”, acrescentou Micale.

Os 23 jogadores estão concentrados em Teresópolis desde segunda (12). Eles passaram por exames, realizaram atividades na academia e nesta quarta (14) acontece o primeiro trabalho com bola. Na véspera, os três goleiros realizaram atividades à parte no campo 2 da Granja Comary.

O elenco reúne três atletas que atuam no exterior (Rogério, Lucas Cunha e Caio Henrique). Uma das preocupações da CBF é evitar que brasileiros atuem por outras seleções, como por exemplo Diego Costa, naturalizado espanhol.

A ideia de Micale é resgatar o estilo de jogo do futebol brasileiro. “Gosto de uma equipe que mantenha a posse de bola, seja dominante em cima do adversário e agressiva na retomada de bola. Vamos trabalhar muito isso, amplitude, porque os jogadores de beirada do futebol brasileiro são muito bons no um para um, então essa característica vai permanecer, mas vamos trabalhar também infiltrações por dentro, que é um segundo momento do jogo para que temos outras opções quando o adversário estiver neutralizando uma temos a outra, e respeitar sempre nossa característica, que é o toque de bola, envolver o adversário, mas tudo isso com uma segurança como foi nos Jogos Olímpicos, onde jogamos com até quatro atacantes e sofremos apenas um gol, então é manter essa característica e tentar evoluir no que for possível”, concluiu.

O Sul-americano classifica quatro seleções para o Mundial sub-20 da Coreia do Sul, que será entre 20 de maio e 11 de junho de 2017.

CONVOCAÇÃO
Goleiros:
Caíque – EC Vitória
Cleiton – Atlético-MG
Lucas Perri – São Paulo

Laterais:
Dodô – Coritiba
Gustavo Cascardo – Atlético-PR
Guilherme Arana – Corinthians
Rogerio – Juventus (ITA)

Zagueiros:
Gabriel – Avaí
Léo Santos – Corinthians
Lucas Cunha – Sporting Braga (POR)
Lyanco – São Paulo

Meias:
Caio Henrique – Atlético de Madrid (ESP)
Douglas Gomes – Fluminense
Douglas Luiz – Vasco da Gama
Maycon – Ponte Preta
Lucas Paquetá – Flamengo
Everton Felipe – Sport Recife

Atacantes:
Artur – Palmeiras
Caio Monteiro – Vasco da Gama
David Neres – São Paulo
Felipe Vizeu – Flamengo
Matheus Sávio – Flamengo
Richarlison – Fluminense